fbpx


Ministro de Bolsonaro, general critica abertamente base americana no Brasil: “Base em Natal foi outro contexto”

7 de janeiro de 2019

Em entrevista à BBC Brasil, o ministro responsável pela Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, falou sobre a proposta de Bolsonaro para ceder solo brasileiro aos americanos.

Transcrevo:

Em entrevista recente ao SBT, o presidente não descartou discutir no futuro uma base militar dos EUA no Brasil. Haveria alguma hipótese em que poderíamos ter uma base americana?

Eu acho que no campo das hipóteses tudo pode ser, mas se você for para a vida real é outra história. Aí vai ter que discutir, ver as condicionantes. Discussões assim acabam ficando muito estéreis, afastadas da realidade.

Mas, olhando a realidade, o senhor não vislumbra uma base americana no Brasil?

Não vejo necessidade nenhuma nesse momento. Agora, talvez um dia, numa (mudança de) conjuntura, você tem momento político. É como foi na Segunda Guerra Mundial (quando houve uma base em Natal, no Rio Grande do Norte, de onde partiam aviões americanos para África e Europa), porque era outro contexto. Discutir nesse contexto agora não tem sentido. Naquele contexto tinha sentido por causa da proximidade (de Natal) com África. Quando entra no campo hipotético, vira um vale tudo danado.

Comentários 0


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code