Colégio privado de Natal adota livro que trata impeachment de Dilma como golpe e gera indignação; editora se desculpa

Um livro didático utilizado pelo colégio CEI Mirassol está causando frisson nas redes pela abordagem que tem sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, descrito no material de geografia para o 7º ano como golpe.

“Após a consagração de políticas sociais que reduziram a desigualdade, novas cobranças começaram a surgir e a oposição civil-política se mobilizou contra o governo consagrando o golpe que tirou Dilma Rousseff do poder em 2016 e colocou o vice-presidente Michel Temer na cadeira presidencial”, descreve o livro, produzido pela Editora Eleva.

As reproduções do livro são acompanhadas por críticas ao colégio, citado como espaço em que se fomenta militância partidária.

Ao Blog do Dina, se manifestaram o CEI Mirassol e a Editora Eleva, que pediu desculpas “por qualquer desconforto que tenha sido gerado no ambiente escolar. Uma errata foi produzida e será disponibilizada no portal para professores e alunos”.

A editora ainda afirmou que seu objetivo é “fomentar o entendimento dos estudantes sobre discussões relativas aos processos políticos, sociais e econômicos do país, a fim de ajuda-los a analisar a complexidade dos acontecimentos políticos”.

Ela ainda disse em nota que busca neutralizar “quaisquer posicionamentos ideológicos” e que trabalha continuamente na melhoria dos nossos processos internos para minimizar o risco de colocações parciais no nosso material”.

O CEI Mirassol afirmou que sempre que o assunto é abordado em sala de aula os dois lados são ponderados.

“No CEI Mirassol/Zona Sul, esclareceremos em sala que: alguns partidos políticos entendem o fato como golpe;
Outros partidos e juridicamente temos um impeachment”, esclareceu o colégio.

O impeachment

O impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, aconteceu após o processamento de crime de responsabilidade pela petista, comprovado pela fraude fiscal no orçamento público.

A manobra consistiu em tirar dinheiro de bancos públicos para cobrir dívidas da União. Em governos anteriores, havia ajustes que chegavam a 0,1% do PIB. Sob Dilma, os patamares foram a 1%, gerando contabilidade criativa e apresentando uma realidade fiscal que não existia no Brasil, o que é expressamente vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Como Dilma tinha crise com o Legislativo e o país estava em crise financeira, esses aspectos foram considerados para criar a narrativa de que houve golpe na sua destituição.

About author

dinarteassuncao

Comments(16)

  1. REPLY

    EMJ says

    Um absurdo o colégio tratar o assunto com essa abordagem. Esse livro deveria ser reprovado pela direção da escola. Bola fora!

  2. REPLY

    Marília Tavares says

    A informação de que o impeachment de Dilma foi um golpe é apenas uma das inverdades publicaras pelo livro. Ao falar do governo Lula, por exemplo, os autores colocam o governo do petista como criador dos programas Bolsa Família e Luz para Todos. É fato notório que esses programas foram criados no governo FHC. O primeiro, é a junção do Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação e Auxílio Gás, que mesmo antes de Lula assumir já estavam em processo de unificação. O que Lula fez foi concluir esse processo, mudar o nome para Bolsa Família e ampliá-lo. O programa Luz para Todos na verdade é apenas a nova designação do Peograma Luz do Campo, também do governo FHC. O mínimo que o autor do livro deveria ter feito é, no espaço destinado ao governo de Fernando Henrique Cardoso, dar o crédito pela criação desses programas, e no espaço destinado ao governo Lula registrar as mudanças. Os alunos que estudarem por este livro não saberão da importância do Plano Real que livrou o País de uma inflação superior a 2.000% ao ano e construiu as bases para o crescimento econômico. Tampouco irão saber que os governos do PT foram marcados pelo maior escândalo financeiro já registrado no mundo contemporâneo. Tal afirmação não é ideológica; é fato. Por causa dele, dezenas de políticos, incluindo Lula, foram pra cadeia. Trabalho em uma instituição ligada diretamente ao Ministério da Educação e farei uma reclamação formal sobre este material.

  3. REPLY

    Stallone Hulk says

    Ainda bem que estou em final de carreira como professor, pois começar agora seria no pior período pós-ditadura militar. Agora estamos vivendo época do imbecilismo, da ignorância, do idiotismo, de tudo quanto é de estupidez. Eu não teria paciência pra lidar com pais de alunos retardados. Não tenho saco pra aturar gente burra. Os autores de livros didáticos tem todo direito a liberdade de expressão e opinião. Agora tudo vira um minimi do cacete.

    • REPLY

      Gomes says

      Chora gazela, seu bandido de estimação está preso.

  4. REPLY

    Denise Azevedo says

    Esse absurdo deveria ser recolhido e a editora obrigada a fornecer uma nova edição correta, e não apenas publicar errata em site. Onde está o MEC para coibir a mentira que está sendo ensinada aos alunos? Quanto aos pais, revejam a posição de colocar seus filhos em escolas partidárias como essa.

  5. REPLY

    Francislí Galdino says

    Seria possível disponibilizar a nota do Eleva na íntegra para leitura e apreciação? Obrigada.

  6. REPLY

    Cláudio says

    Absurdo um colégio com viés ideológico comunista. Deveria ser fechado pelo MEC.

    • REPLY

      Klinger says

      Eu não sabia que o Colégio mais caro de Natal e comunista

  7. REPLY

    Dalva Camara says

    É inadmissível uma escola dizer inverdades; 16 anos de gestão petista originou no Brasil: instabilidade econômica, insegurança pública a nível de Brasil, a educação, bem esta num ranking abaixo de países de terceiro mundo.

  8. REPLY

    Joaquim says

    O problema não é o conteúdo do livro, mas sim a polarização que existe no país. Para muitos foi impeachment, para outros tantos foi golpe. Quem tem a verdade? Esse é um debate político bastante melindroso que não importa o viés que for dado, pois, irá gerar insatisfação de alguém.

  9. REPLY

    JOSUE TEIXEIRA DOS SANTOS says

    A ex Presidenta Dilma já assumiu a Presidência de Lula Ladrão, com um déficit enorme e, para continuar um trabalho Com ideário de permanência no poder, fingiu que tudo estava bem, inclusive, fazendo pedaladas fiscais.

  10. REPLY

    KbTic0 (@KbTic0) says

    É vergonhoso que uma escola com o prestígio do CEI Mirasol não tenha feito uma análise prévia da literatura que é repassada para as crianças. A abordagem na sala de aula não é mais do que uma gambiarra para resolver um problema que não devia ter acontecido em nenhum momento. Se respeita o processo jurídico independente de questões partidárias e acabou.

  11. REPLY

    Araujo says

    Simples!
    É só não matricular seus filhos neste colégio. Deixa as vagas apenas pros esquerdopatas.

  12. REPLY

    Maura Ribeiro says

    Um absurdo, um colégio como o CEI está militando a favor de políticos corruptos. Não vou permitir meus filhos e netos estudando numa instituição que desinforma e desvirtua a história do Brasil.

  13. REPLY

    Marineide says

    Simplesmente inaceitável um colégio do padrão do CEI se prestar a ideologia do fracasso que foi 16 anos de retraso na família e desmoralização de nossos valores! Existem outras escolhas e essa não seria onde meus netos estudariam!

  14. REPLY

    Edneide says

    Minha filha estuda na escola e não vejo nada de doutrinação. Muitos aqui estudaram na escola sobre o golpe militar. Vocês viraram revolucionários? Vocês querem que um historiador/geógrafo escreva o que você querem? A era Lula foi a que o pais mais cresceu. Vão estudar e observar como era antes.

Comente: