Prefeito de Natal compartilha ‘fake news’ contra provável adversário político em grupo de WhatsApp

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), compartilhou nesta sexta-feira em grupo de WhatsApp uma arte contra o comunicador Bruno Giovanni, com eventos da campanha eleitoral de 2014 que não procedem.

Na ação, Álvaro repassa ao grupo ‘Mobilização CE’ uma imagem com duas chamadas de notícias: “TRE acata denúncia contra Robinson, BG e demais envolvidos no escândalo das fakes” e “Diretor da TV ALRN induz repercussão de notícia falsa”.

Compõe ainda a imagem uma foto de Bruno Giovanni acompanhada pela mensagem “BG fake news aparece em 3 lugar na pesquisa Seta…”.

O compartilhamento da mensagem acontece um dia após a publicação da pesquisa Seta. Nela, Álvaro Dias aparece liderando em todos os cenários para prefeito de Natal, atrás dos deputados estaduais Kelps Lima (SDD) e Sandro Pimentel (PSOL) e Bruno Giovanni, os três empatados em segundo lugar.

Após a ação do prefeito de Natal, a imagem apareceu compartilhada por outras pessoas em outros grupos de WhatsApp.

O caso contra Bruno Giovanni que remonta a 2014 se tratou de ação eleitoral movida pela coligação do então candidato a governador Henrique Eduardo Alves contra o então rival Robinson Faria.

Na ação, a coligação de Alves acusava haver a existência de uma rede de fake news coordenada por Bruno Giovanni. Em 2015, o Tribunal Regional Eleitoral julgou o caso improcedente e absolveu o comunicador.

O compartilhamento da imagem, no entanto, não é acompanhado desse fato, apenas da acusação.

Outro lado

O prefeito Álvaro Dias foi procurado pelo Blog do Dina para comentar o assunto.

Foram encaminhados para ele os questionamentos se ele sabia que a história que compartilhou não procedia; se ele recebeu de alguém e repassou, podendo ter sido enganado e se pretendia reparar a situação.

Não houve reposta até a publicação desta matéria.

Bruno Giovanni limitou-se a dizer que lamenta que mais uma vez essa fake news seja requentada.

About author

dinarteassuncao

Comente: