fbpx


General Girão diz ao Blog do Dina que indicou reitor interino do IFRN após MEC pedir informações sobre processo disciplinar contra reitor eleito

20 de abril de 2020

O deputado federal General Girão (PSL) contou nesta segunda-feira (20) em entrevista do Blog do Dina que foi procurado pelo Ministério da Educação em busca de nomes para um reitor para o IFRN.

Ele confirmou ao blog que indicou o nome de Josué Oliveira de Moreira, nomeado reitor pró-tempore pelo MEC, mas também afirmou que outros deputados devem ter sido consultados. Procurados para comentar, deputados da base bolsonarista no RN, como Fábio Faria e Beto Rosado, não atenderam as ligações.

“Houve uma eleição para reitor. Várias pessoas souberam que houve coação, movimentação interna dos professores. Isso gerou ao final do processo eleitoral uma judicialização. Fui informado disso e o MEC foi informado e me consultou”, afirmou Girão.

A eleição para reitor do IFRN foi realizada em dezembro de 2019. Tendo vencido José Arnóbio de Araújo (48,25%) contra Wyllys Farkkat Tabosa (42,26%). Pesou na decisão do MEC ao não nomear o reitor eleito um processo administrativo disciplinar (PAD), explicou o deputado General Girão.

“Tem um PAD que o primeiro lugar na eleição responde. O MEC cobrou do IFRN explicações sobre esse PAD por escrito e não foi respondido. O MEC se sentiu no dever de não nomear alguém que responde a um processo disciplinar”, explicou o deputado.

Segundo ele, quando foi procurado pelo MEC, ele afirmou que conhecia o nome de um professor que poderia ser nomeado reitor do IFRN, foi quando foi dado o nome de Josué Oliveira de Moreira.

Filiado ao PSL, Moreira é suplente de deputado na Assembleia Legislativa do RN. Ele também disputou anteriormente a prefeitura de Mossoró.

Na entrevista concedida ao Blog do Dina, o deputado também comentou as manifestações desse domingo (19), criticou entidades de classe como a Fecomercio e a Fiern, e foi questionado sobre enigmático tuíte em que uma onça bebe água. O conteúdo será explorado em outros posts.

Comentários


2 respostas para “General Girão diz ao Blog do Dina que indicou reitor interino do IFRN após MEC pedir informações sobre processo disciplinar contra reitor eleito”

  1. […] entrevista nesta segunda-feira ao Blog do Dina, Girão comentou sobre a reviravolta no processo da eleição da reitoria do IFRN. O blog aproveitou e lhe questionou sobre o que significava o enigmático […]

  2. […] nomeação de um reitor interino para o IFRN levou dirigentes do instituto a se reunirem virtualmente nessa segunda-feira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code