fbpx


Comitê de cientistas que orienta governadora do RN refuta lockdown no Estado neste momento: ‘Não há dados para embasar essa medida’

7 de maio de 2020

O comitê de 12 especialistas que discute e sugere ao Governo do Estado medidas para o enfrentamento à pandemia de covid-19 não debateu até o momento a decretação de bloqueio total (lockdown) no Rio Grande do Norte.

A possibilidade dessa medida foi aventada pelo secretário adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli, em coletiva de imprensa nessa quarta-feira (6)

Mas nem há consenso sobre o tema dentro do comitê, explicou ao Blog do Dina o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Ricardo Valentim, para quem o lockdown é uma medida muita drática.

“O único consenso que há entre os 12 membros do comitê é que se precisa definir indicadores, ou seja, se for decretado o lockdown, quando deve ser, por quanto tempo, e como e quando sair dele”, explicou.

Alguns dos indicadores fixados pela Organização Mundial de Saúde são o esgotamento dos leitos de UTI e o alcance do pico da contaminação por covid-19.

Valentim explicou que lockdown se decreta, então, em momento imediatamente anterior a esse cenário, mas foi enfático: “Não temos dados para dizer que vamos entrar em lockdown”.

Comentários


3 respostas para “Comitê de cientistas que orienta governadora do RN refuta lockdown no Estado neste momento: ‘Não há dados para embasar essa medida’”

  1. Tereza disse:

    O fechamento total no RN seria mais um absurdo desse governo já que não se preocupou com a saúde desde o início do mandato, haja vista o fechamento dos hospitais em Natal ( Rui Pereira), em Canguaretama e outro.
    Melhor seria o impeachment da governadora.
    Com um pouco mais de 70 mortos para uma população de 3 milhões de habitantes não tem cabimento.
    É querer o RN afundado definitivamente.
    Sr jornalista decline o nome dos cientistas que orientam o governo do RN.
    Os Estados do consórcio Nordeste querem viver a base da ajuda financeira federal.
    A pedido do MP a justiça Maranhense decretou o fechamento total da ilha.
    O MP em Pernambuco teve o pedido indeferido pela justiça.
    Ambos fazem parte do consórcio Nordeste.
    A moda não pode pegar.

  2. Roberta disse:

    EM PERNAMBUCO ONDE JA MORRERAM MAI GENTE WUE AQUI A JUSTIÇA NÃO ACEITOU. EDPERO QUE AQUI TAMBEM TENHA HOMEM NA JUSTICA PARA FAZER O MESMO, POIS NOS JA FICAMOS ISOLADOS MAIS DO QUE DEVIAMOS. O LAIS SO TEM PYRALHA ATRAS DE ACABAR COM O BR. É AGORA QUE VAI SER PRESO O LULALAUPTRALHALADRAO. ELES TAO QUERENDO COPIAR O MARANHAO??? PORQUE LOCKDAW NAO É MAIS DO QUE O CONFINAMENTO QUE FICAMOS. QUERO FALAR PARA OS PTRALHAS DO LAIS. QUE ESSE AUMENTO FOI DEVIDO OS 600 REAIS QUE O GOVERNO FEDERAL. MANDOU PARA AS PESSOAS DESASISTIDAS. CUIDADO POVO DO LAIS. PTRALHADA DE DA NOJO.🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴🐴SEM CABECA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code