WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

15 de junho de 2020

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) que o Brasil será o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que vai permitir que usuários enviem e recebam dinheiro, usando cartões cadastrados. A novidade também vai permitir que contas do WhatsApp Business recebam pagamentos por produtos e serviços.

A função chega ao Brasil, primeiro país a receber a novidade, já nas próximas semanas, de acordo com o WhatsApp. Será preciso cadastrar um cartão com a função débito para fazer as transferências.

Os pagamentos acontecem dentro de uma função chamada Facebook Pay. Em nota, o WhatsApp afirma que o recurso tem esse nome para que, no futuro, os mesmos dados de cartão possam ser utilizados em toda a família de aplicativos da empresa — sinalizando que o Facebook, dono também do Instagram, planeja expandir funções de pagamento para outros apps.

O WhatsApp não é o primeiro a expandir um aplicativo de mensagens em sistema de transferências eletrônicas. Na China, o WeChat foi responsável por uma revolução na maneira de pagar no país e atualmente é também rede social e uma plataforma de vendas.

Como vai funcionar?

Para que usuários possam enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp será preciso cadastrar um cartão na função Facebook Pay. Veja como vai funcionar:

  • Haverá uma função, no mesmo menu do envio de imagens, chamada “Pagamento”;
  • Quando o usuário clicar nela, o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;
  • Será preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha número de 6 dígitos;
  • Depois, o usuário vai precisar incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos participantes;
  • Será preciso verificar o cartão junto ao banco, recebendo um código por SMS, e-mail ou aplicativo do banco.
  • De acordo com o WhatsApp, será preciso incluir a senha (ou reconhecimento biométrico do celular) toda vez que o usuário for enviar dinheiro. As informações de cartão também são encriptadas.

Quem vai poder usar?

Inicialmente será possível usar cartões de débito, ou que têm função de débito e de crédito, Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil. A transferência vai ser intermediada pela Cielo e será sem taxas para os usuários. Segundo o WhatsApp, o modelo, no entanto, é aberto e está disponível para receber outros parceiros no futuro.

As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia.

Para as contas comerciais, usando o WhatsApp Business, será preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes, diferentemente dos usuários, pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.

“Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp em nota.

G1

Comentários


3 respostas para “WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo”

  1. DIVINE MOON disse:

    Atenção:
    Você está procurando uma EMPRESA DE EMPRÉSTIMO FINANCEIRO REAL para conceder empréstimos entre 5.000 e 50.000.000 euros (para empréstimos a empresas ou empresas, empréstimos pessoais, empréstimos à habitação, empréstimos para automóveis, empréstimos para consolidação de dívidas, capital de risco, empréstimos para saúde, etc.)
    Ou você foi negado um empréstimo de um banco ou instituição financeira por um motivo ou outro?
    Inscreva-se agora e obtenha um empréstimo financeiro real processado e aprovado dentro de 3 dias.
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO DE LUA DIVINA, somos um “Emprestador de empréstimos credenciado internacionalmente” que concede EMPRÉSTIMOS FINANCEIROS REAIS a indivíduos e empresas com uma baixa taxa de juros de 2% com seu bilhete de identidade válido ou passaporte internacional do país para verificação.
    Nosso reembolso do empréstimo começa 1 (um) ano após o recebimento do empréstimo, e a duração do reembolso varia de 3 a 35 anos.

    PARA RESPOSTA IMEDIATA E PROCESSAMENTO DE SEU PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DENTRO DE 2 DIAS ÚTEIS,
    Entre em contato diretamente através deste e-mail: divinemooncooperativeloan@gmail.com

    Entre em contato conosco com as seguintes informações:

    Nome completo:____________________________
    Valor necessário como empréstimo: ________________
    Duração do empréstimo: _________________________
    Objetivo do empréstimo: ______________________
    Data de nascimento:___________________________
    Gênero:_______________________________
    Estado civil:__________________________
    Endereço de contato:_______________________
    Código postal da cidade:__________________________
    País:_______________________________
    Ocupação:____________________________
    Celular:__________________________

    Envie sua solicitação de resposta imediata para: divinemooncooperativeloan@gmail.com

    Obrigado.
    LUA DIVINA
    Diretor.
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO DE LUA DIVINA
    E-mail: divinemooncooperativeloan@gmail.com

  2. […] O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Banco Central (BC) determinaram nessa terça-feira (23) a suspensão do WhatsApp para pagamentos e transferências. […]

  3. Anton Andel disse:

    Potřebuješ půjčku? Půjčka na splacení vašeho dluhu nebo splácení účtů nebo zahájení nového podnikání? Půjčka na financování vašeho projektu? Nabízíme garantované půjčky v jakékoli výši s úrokovou sazbou 2%. Můžete požádat o půjčku od 50 000 do 8 000 000 Kč. Naše půjčky jsou snadné a rychlé. Kontaktujte nás ještě dnes a získejte půjčku, kterou potřebujete. Zaručuji vám rychlé a profesionální chování. Pro více informací o této půjčce nás kontaktujte na:

    E-mail: andelanton200@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code