UnP anuncia retorno de atividades presenciais, mas alunos denunciam em manifesto que devem assinar termo isentando universidade em caso de infecção por covid-19

A Universidade Potiguar distribuiu comunicado (íntegra abaixo) em que informa que as práticas obrigatórias dos cursos de graduação serão retomadas a partir a partir de 13 de julho.

Práticas obrigatórias são aquelas relacionadas ao exercício de aplicar a teoria em laboratórios.

O comunicado da UnP fixa data apesar de ser incerto do ponto de vista legal, pois se decreto governamental impedir a atividade acadêmica, haverá confronto de normas.

Atualmente, o decreto que determina a suspensão das aulas no Rio Grande do Norte vence em 1º de julho, com indicação de que deverá ser renovado.

A reação à intenção da UnP foi imediata.

Uma nota conjunta dos alunos do curso do 9º ano de Odontologia, expõe os riscos da situação.

“O retorno do exercício acadêmico da prática odontológica vai implicar na obrigatória utilização da caneta de alta rotação refrigerada em vários procedimentos, a qual produz um spray de gotículas originados de dentro da cavidade oral dos pacientes e
que possui alto poder de disseminação do vírus Sarcov-2″, diz trecho do manifesto, assinado por 128 alunos.

A nota expõe o que os alunos denunciam como tentativa da UnP de se isentar das responsabilidades.

“O aluno que atender ao chamado da Universidade para o retorno às aulas deverá assinar um termo de responsabilidade, termo este que
intenciona a isenção de responsabilidades da universidade sobre as consequências do risco de contaminação, ou seja há um plano para os alunos que aceitarem a retomada e assumirem as consequências, mas não há qualquer sinalização para aqueles que não se submeterem ao retorno”, afirmam os alunos.

About author

dinarteassuncao

Comments(4)

  1. REPLY

    Amanda says

    Os estudantes reclamam se a aula é remota e reclamam quando voltam. Não vi nada de termo nesse comunicado e também sei, porque estudo nutrição, que os que não puderem ou não quiserem terão suas aulas feitas depois. Eu acho que tem gente que ganha da concorrência pra ficar flando contra a unp. só pode.

    • REPLY

      Daniel da Silva Pereira says

      Ótimo, este Negócio de estudar online é uma derrota.

  2. REPLY

    Jose Arez Trindade da Silva says

    Não sou s favorável às aulas presenciais nesse período não confiável, se as aulas Remotas está.dando certo então espera s presencial no momentos certo.

Comente: