Manchas de óleo reaparecem na praia de Tabatinga

Pequenos fragmentos de óleo voltaram a aparecer no litoral do Rio Grande do Norte. Na quarta-feira (24), o Comando Unificado da Marinha do Brasil localizou e removeu o material na praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

O óleo será enviado para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro.

Em nota, o Idema disse que “foram adotadas todas as medidas cabíveis neste momento. Embora o reaparecimento de óleo seja esperado após o derramamento ocorrido na Costa Brasileira, no segundo semestre de 2019, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados em Tabatinga até os resultados das análises”.

O professor da UERN e coordenador do Projeto Cétaceos da Costa Branca, Flávio Lima, afirmou que o aparecimento do óleo é previsto em eventos como o que ocorreu em 2019.

“Parte do óleo pode ter sido depositada no fundo do mar ou na praia e reaparecer meses após, em função das condições meteorológicas e oceanográficas, como direção e velocidade dos ventos e das correntes marítimas no atual período. Entretanto, somente análises laboratoriais podem confirmar a relação com o derramamento de 2019”, finalizou.

Nos últimos dias, o óleo já tinha sido reencontrado em praias de Pernambuco e de Alagoas.

About author

dinarteassuncao

Comente: