Dina Verifica: Mensagem atribuída ao Hotel Ocean Palace é golpe para sequestro do WhatsApp

INFORMAÇÃO VERDADEIRA

Estelionatários estão usando uma mensagem em nome do Hotel Ocean Palace para roubar dados de vítimas que caíam no golpe.

Nessa sexta-feira (26), a vítima do golpe foi o jornalista Ricardo Rosado.

Ele relatou que recebeu mensagem com logo e imagens do Ocean Palace, informando se tratar de atualização de dados para potenciais clientes que quisessem usufruir do hotel.

Ao clicar na mensagem, o jornalista foi redirecionado para falsa página de cadastro que só podia ser concluída após a vítima fornecer um código. O que acontece é que os ladrões tentaram cadastrar o telefone do usuário em outro aparelho, o WhatsApp identifica a tentativa e pede um código de verificação para se certificar que é o dono da conta tentando acessá-la.

O golpe é concluído com a vítima fornecendo o código na falsa página de cadastro, enviando a senha de acesso ao WhatsApp para o estelionatário, que faz login em nome da vítima e a impede de acessar a própria conta no aplicativo.

Uma forma de não cair nesse golpe é checar o endereço do site ou ainda verificar diretamente nas redes sociais, no caso do Ocean Palace, se há pedido de cadastro em andamento.

Também como medida preventiva, se recomenda, no WhatsApp, ativar a função de verificação em duas etapas. Ele impede que o mensageiro utilize apenas o sistema de código para verificar a identidade do usuário.

Após o sequestro do WhatsApp do jornalista Ricardo Rosado, os bandidos passaram a usar sua conta para tentar enganar outras pessoas, pedindo dinheiro.

About author

dinarteassuncao

Comente: