Cometa Neowise deve se tornar visível em Natal a partir desta semana

20 de julho de 2020

Descoberto em março, o cometa Neowise poderá ser visto no Brasil a partir desta semana. Em Natal, a expectativa é que comece a ser visto a partir desta terça-feira (21).

De acordo com Zamorano Vitorelli, astrofísico e pesquisador da USP, em entrevista ao site CanalTech, a aparição do cometa acontecerá logo após ao por do sol, sendo necessário olhar na direção Noroeste.

Na imagem em destaque, é possível ver a aparição do Neowise em Natal entre os dias 22 de julho e 4 de agosto, às 18h30. A projeção foi obtida com o software Stellarium.

A imagem mostra os dias da semana e a magnitude aparente do cometa em cada dia analisado. De acordo com o astrofísico, quanto menor o número, maior seu brilho. Assim, apesar de ser vísivel até agosto, esta semana é a melhor para a visualização do Neowise.

O astrofísico também explica que “por causa da magnitude de entre 5 e 6, o cometa só será visível a olho nu em lugares extremamente escuros, sem poluição luminosa”. Ou seja, apesar de, sim, o Neowise ser visível no Brasil a partir do dia 23 deste mês, sua observação a olho nu depende diretamente do local onde estiver o observador.

A observação em centro urbanos, que são mais iluminados, precisará ter em mãos um par de binóculos, ao menos, para conseguir observá-lo. “Em agosto, o cometa não será mais visível a olho nu, mas deve continuar aparecendo em telescópios amaradores”, disse Vitorelli ao CanalTech.

Essa é a nossa única chance de ver o Neowise com os próprios olhos, já que a órbita do cometa leva 6.765 anos para se completar.

Com informações do CanalTech

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code