Comitê Científico do RN diz que não é seguro retomar aulas e promete nova avaliação em 30 dias

30 de julho de 2020

O Comitê Científico do Rio Grande do Norte afirmou que não é possível reiniciar as aulas neste momento. Em documento divulgado nesta quinta-feira (30), o comitê de especialistas destacou que “não é seguro para os trabalhadores da educação, bem como para toda a comunidade escolar” o retorno às atividades presenciais nas escolas.

O comitê recomenda que o retorno só deverá ocorrer quando o risco de contágio for considerado baixo para professores e alunos. De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), mais de 100 municípios do estado estão com taxa de transmissibilidade maior que 1.

Além disso, o comitê projetou uma nova avaliação do quadro epidemiológico em 30 dias para analisar uma data provável de retorno. Desta forma, o mês de agosto ainda não será marcado pela volta das aulas.

Para fazer as recomendações, o Comitê Científico considerou, além da taxa de transmissibilidade, que a comunidade escolar – professores, alunos e familiares – representam parte da população que praticou efetivamente o isolamento social. Assim, “estão dentro de um grupo com menor grau de intimidade e maior risco de contaminação”.

Nessa quarta-feira (29) pela manhã, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, confirmou o retorno das aulas de escolas particulares para 10 de agosto e da rede municipal para 14 de setembro. No entanto, no início da noite, voltou atrás e cancelou a autorização.

Confira o documento na íntegra.

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *