Dina Verifica: Alho e vinagre de maçã são curam a Covid-19 e matam o coronavírus

17 de agosto de 2020

Mais uma receita caseira circula pelas redes sociais como a cura da Covid-19 e o extermínio do coronavírus. A solução desta vez é misturar alho e vinagre de maçã. A receita também é indicada para outras doenças.

Desde o início da pandemia e a luta por um tratamento eficaz para a doença, surgiram várias receitas milagrosas. No entanto, todas eram falsas e continham elementos de fake news. Uma dessas, que o Blog do Dina trouxe, foi a que dizia que cascas de laranja e limão contêm ivermectina e cloroquina e curam a Covid-19.

A tentativa mais nova de cura vem de um vídeo no qual um homem relata que a mistura entre alho e vinagre de maçã é a solução. As imagens são acompanhadas das seguintes legendas:

  • “Vinagre de maçã e alho te imune da covid 19… Assista!”
  • “Alho com vinagre de maçã para a cura do Covid-19”
  • “Alho com Vinagre de Maçã: mata o vírus chinês…”

Nas imagens, o homem diz que toda a família foi contaminada com o coronavírus e se curou ao fazer o tratamento com a receita. Afinal, isso é verdade?

INFORMAÇÃO FALSA

OS FATOS

1) A mensagem e o histórico dos elementos da receita já acendem o alerta. Além disso, tem algumas características de boatos, como ser vaga, alarmista e erros de português, sem citar uma fonte confiável.

2) A informação não tem base científica. É possível que a família realmente tenha vencido a doença ao mesmo tempo em que tomou a mistura. No entanto, isso não significa que se curaram porque tomaram o remédio caseiro. Não é possível dizer que os membros teriam se curado se tivessem tomado qualquer outra coisa no lugar ou até nada.

3) Para aferir a eficácia, seria necessário um estudo comparativo no qual um número significativo de pacientes se utilizam da receita e outra parte não. E não há qualquer comprovação científica disso.

4) A Organização Mundial da Saúde (OMS) já reforçou que não há um remédio que cure a Covid-19, apesar de medicamentos como a dexametasona e heparina estarem sendo utilizados para amenizar as complicações.

5) O uso excessivo de vinagre pode causar enfraquecimento no esmalte dos dentes, queda nos níveis de potássio no corpo, problemas na regulação do açúcar no sangue e problemas gastrointestinais. No caso do alho, o alto consumo pode causar complicações como alergias, náuseas, vômitos e diarreia.

FONTES

Boatos.org

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code