Dina Verifica: Foto antiga da praia de Ipanema foi publicada como se fosse atual?

2 de setembro de 2020

A mais recente polêmica envolvendo o isolamento social e a pandemia do novo coronavírus é a publicação de uma foto da praia de Ipanema, pelo Estadão, no último domingo (30).

De acordo com os textos que circularam na internet, o Estadão teria utilizado uma foto antiga da praia para ilustrar o local nesse último fim de semana. Dessa forma, segundo as publicações nas redes sociais, o jornal teria mentido para passar a ideia de que a população não está respeitando o isolamento social.

Veja como as mensagens circularam:

Versão 1: O Estado de S. Paulo publicou foto ANTIGA da praia de Ipanema lotada como se fosse de ontem. Os cariocas foram à praia mas o jornal foi buscar no arquivo uma aglomeração muito maior (esse mar de barracas grudadas NÃO EXISTIU) p/ilustrar sua fake news viral.

Versão 2: Alerta ! A oposição e seu jogo sujo ! A verdade vindo a tona ! Estadão posta foto antiga da praia em Ipanema lotada . A fake news é para prejudicar a flexibilização da quarentena e gerar polêmica para o governo .

Muita gente duvidou que a foto realmente foi tirada no domingo, dia 30.

INFORMAÇÃO FALSA

OS FATOS

1) Quando a história se espalhou, o próprio Estadão e o fotógrafo Wilton Júnior, responsável pela imagem, se manifestaram. “As fotos publicadas na nossa matéria foram todas feitas no domingo, 30, pelo fotojornalista Wilton Junior, que também assina o texto em questão”, escreveu o veículo no Twitter.

2) A publicação tinha um link que mostrava as fotos tiradas no dia. Na imagem que gerou a informação falsa, é possível ver pessoas de máscara, mesmo que não as usando corretamente.

3) O Estadão publicou uma nota sobre o assunto e disse que foi “atacado com fake news”. O jornal ainda descreveu o caminho feito pelo fotojornalista e disponibilizou o arquivo interno gerado pela câmera – com data e hora do clique – e o cartão utilizado para armazenamento.

4) Ao fazer uma busca pelos metadados das imagens em ferramentas que possibilitam isso, é possível constatar que a foto foi, de fato, tirada no dia 30 de agosto de 2020 por uma câmera Canon, às 14:33:37.

FONTE

Boatos.org

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code