fbpx


Anabolizantes causam danos de longo prazo aos testículos, confirma estudo

10 de março de 2021

Homens que usam esteroides anabolizantes para construir músculos e aproximar o seu físico do que está estabelecido como “corpo perfeito” podem prejudicar sua função testicular por anos, mesmo depois de parar de tomar as drogas. É o que aponta um novo estudo com fisiculturistas amadores.

Apesar de os resultados sugerirem uma “disfunção testicular de longa duração”, ainda “não está claro se o uso ilícito de esteroides anabolizantes causa um comprometimento duradouro ou mesmo persistente da produção de testosterona nos testículos”, disse o autor do estudo, Jon Rasmussen, cientista do Rigshospitalet, um hospital especializado afiliado à Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

Sua mensagem para os homens que estão pensando em usá-los para melhorar seu corpo: “Nem pense nisso. O uso de esteroides anabolizantes pode causar efeitos adversos persistentes em vários órgãos do corpo, e pode até ser letal.”

Os esteroides anabolizantes são variações sintéticas, ou seja, feitas em laboratório, do hormônio sexual masculino chamado testosterona. O uso desses esteroides artificiais prejudica o eixo hormonal hipotálamo-hipófise-gonadal, que interrompe a produção testicular de testosterona e prejudica a fertilidade, disse Rasmussen.

Veja a reportagem completa na CNN Brasil.

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code