fbpx


‘Estamos perdendo a batalha contra a Covid. O negacionismo está vencendo’, diz presidente do Butantan

7 de abril de 2021

Presidente do Instituto Butantan, o hematologista Dimas Covas, de 64 anos, afirma que o aumento da transmissão e do número de casos e mortes pela Covid-19 são a prova de que hoje o negacionismo está vencendo a batalha contra a ciência.

Para o médico, essa postura tem dificultado a adesão da população às medidas de distanciamento e agravam a crise sanitária.

Ao comentar sobre outra das causas do agravamento da pandemia, as novas variantes da doença, Dimas afirma que a nova vacina ButanVac, que aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para poder ser testada em humanos, será eficaz contra a variante de Manaus, a P1, que já responde pela maioria dos casos em São Paulo.

Ele também afasta o risco de que a produção da vacina contra a gripe atrapalhe a das vacinas contra o novo coronavírus.

O cronograma de entrega da vacina CoronaVac para abril ainda depende da chegada de mais insumos importados da China. A pressão interna que o país asiático vem sofrendo para produizr mais vacinas antes de exportar insumo tem preocupado o presidente do Butantan.

Até o fim desta semana, diz Dimas, ele espera receber notícias sobre a vinda de insumos que permitam terminar até o final de abril a entrega de 46 milhões de doses ao Ministério da Saúde — falta a remessa que será usada para as últimas 6 milhões de vacinas.

Veja a entrevista na íntegra em O GLOBO.

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code