fbpx


Blog do Dina deu antes de todo mundo: CGU identifica em 53 operações prejuízo de 164 milhões com dinheiro público para pandemia em 21 estados

26 de maio de 2021

Essa reportagem foi postada nessa terça-feira (25) com EXCLUSIVIDADE no canal do Telegram do Blog do Dina. Os demais veículos, incluindo a CNN, só tiveram acesso aos dados nesta quarta-feira (26).

PARA ACESSAR O CANAL DO TELEGRAM DO BLOG DO DINA CLIQUE AQUI

Um levantamento da Controladoria Geral da União obtido pelo Blog do Dina dá a dimensão do quanto de recursos públicos federais foram mal empregados ou simplesmente desviados, sob o manto do combate à pandemia de covid-19.

As irregularidades com o dinheiro público foram detectadas em 21 estados entre março de 2021 e abril de 2021.

Apenas Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não tiveram até o momento irregularidades detectadas pela CGU, que desencadeou 53 operações em parceria com a Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Os valores totais dos contratos investigados chegam a 1,6 bilhão de reais. Desse montante, a CGU estima que os prejuízos ao erário estão na ordem de R$ 164 milhões.

Os prejuízos mais comuns detectados foram: irregularidades na licitação; direcionamento da licitação; acerto prévio entre licitante e agentes públicos; utilização de empresas fantasmas, sobrepreço e superfaturamento; falsificação documental; contratos em duplicidade dentre outros.

Por outro lado, a CGU tem atualmente, investigações em andamento sobre as quais há sigilo decretado e que não constam no roll de ações que a Controladoria elaborou.

Veja abaixo a lista de estados com respectiva investigação.

Comentários


3 respostas para “Blog do Dina deu antes de todo mundo: CGU identifica em 53 operações prejuízo de 164 milhões com dinheiro público para pandemia em 21 estados”

  1. […] caso também foi revelado com exclusividade pelo Blog do Dina. Nesse material, o RN havia ficado de fora, ou seja, não haviam sido detectadas irregularidades no […]

  2. […] caso também foi revelado com exclusividade pelo Blog do Dina. Nesse material, o RN havia ficado de fora, ou seja, não haviam sido detectadas irregularidades no […]

  3. […] caso também foi revelado com exclusividade pelo Blog do Dina. Nesse material, o RN havia ficado de fora, ou seja, não haviam sido detectadas irregularidades no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code