fbpx


Nipah: conheça o vírus que gera temor de pandemia e matou um garoto na Índia

10 de setembro de 2021

Muito mais mortal do que o coronavírus Sars-CoV-2, o vírus Nipah está causando preocupação nas autoridades indianas depois que foi registrada, na madrugada do último domingo, 5, a morte de um menino de 12 anos, infectado no estado de Kerala.

O garoto estava hospitalizado havia uma semana com febre alta, mas sua condição piorou conforme ele apresentou sinais de encefalite, uma inflamação e inchaço no cérebro. Antes de morrer, o jovem entrou em contato com 188 pessoas, sendo que 20 delas eram de alto risco.

Todos aqueles que estiveram próximos ao menino passam agora por quarentena ou estão hospitalizados. Ao menos 88 pessoas estão em quarentena. Dois profissionais de saúde que entraram em contato com o garoto apresentaram sintomas da infecção por Nipah na segunda-feira, 6, e suas amostras de sangue foram enviadas para teste.

“Não há necessidade de entrar em pânico, mas precisamos ter cautela”, disse Veena George, a ministra da saúde de Kerala, à mídia local, enquanto o ministro federal da Saúde, Mansukh Mandaviya, disse que uma equipe do Centro Nacional de Controle de Doenças foram implantados na área para oferecer assistência.

As autoridades sanitárias alertam que o Nipah pode causar uma pandemia, embora sua disseminação nunca tenha chegado em nível pandêmico desde que o vírus foi descoberto em 1999. O agente infeccioso está na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) de doenças e patógenos priorizados para pesquisa e desenvolvimento em contextos de emergência.

Estadão

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code