fbpx


Forte dos Reis Magos será reaberto neste sábado; show de Chico César é adiado

24 de dezembro de 2021

Marco histórico da fundação da Cidade do Natal, o Forte dos Reis Magos, fechado desde novembro de 2018 e agora totalmente restaurado, terá seus portões abertos à visitação da população e turistas a partir deste sábado (25) às 15h com solenidade oficial e uma programação artística especial que celebram um dos maiores patrimônios culturais do Rio Grande do Norte

O monumento, que concorre ao título de Patrimônio Mundial da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, poderá ser visitado pelo público diariamente das 9h às 16h a partir deste domingo (26).

Ponto de atração turística e histórica, a fortificação integra um conjunto de obras de reforma e restauro de nove equipamentos culturais do Rio Grande do Norte concluídas na gestão da professora Fátima Bezerra, totalizando investimentos na ordem de R$ 32 milhões, via Governo Cidadão, através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Além do Forte estão concluídos o Papódromo João Paulo II, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), a Pinacoteca do Estado, a Biblioteca Câmara Cascudo, O Teatro Alberto Maranhão o Memorial Câmara Cascudo, além das reformas dos teatros Adjuto Dias (Caicó) e Lauro Monte Filho (Mossoró).

“Este é um prédio importantíssimo para a memória da nossa capital, para o lazer do natalense e dos nossos visitantes. Para o turismo, então, é um espaço essencial que a partir de sua reabertura à visitação voltará a atrair viajantes ao nosso estado. É mais uma promessa cumprida, com muito esforço desta gestão, a partir de um trabalho em equipe. É mais uma ação na área de Cultura, com grande influência na economia através do Turismo”, afirma a governadora, professora Fátima Bezerra.

Exposições e Shows

Para celebrar a entrega está marcado, a partir das 15h do domingo (25), na área interna do forte o ato oficial com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades e convidados, além das apresentações da Camerata de Vozes do RN e do cantor Paulo Tito que homenageará a canção “Serenata do Pescador (Praieira)”.

No Largo da Praia do Forte (área de acesso de carros à fortificação) será armado um palco para os shows musicais da banda Perfume de Gardênia com um Tributo à Natal e convidados.

Durante a solenidade também será aberta a expografia temporária “Forte dos Reis Magos – Cenário da Nossa Cultura” com duração de seis meses, sob a curadoria da arquiteta Márcia Rossana, contendo peças históricas que homenageiam personagens ligados à fortificação, além de artefatos arqueológicos retirados das escavações realizadas ao longo do tempo.

A mostra poderá também ser acessada digitalmente através da utilização de filtros no Instagram @culturarn (FJA) com os personagens Clara e Felipe Camarão, além de uma projeção de uma maquete virtual do Forte.

Também será exibida uma mostra com 20 imagens realizadas pelos fotógrafos João Vital e Sandro Menezes que apresenta a evolução do processo de restauração empreendido pelo Governo do Estado na fortificação.

O visitante poderá ainda visitar dentro da fortificação uma réplica em tamanho original do Marco de Touros, primeiro símbolo de posse de terra firmado pelos portugueses no território brasileiro em 1501, de acordo com os historiadores.

Obras e investimentos

Paredes e coberturas restauradas, pintura, corrimões nas escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos, piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas. Além disso a fortificação dispõe uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.

O investimento na edificação histórica somou R$ 4,3 milhões em recursos estaduais, viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão junto ao empréstimo com o Banco Mundial, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a FJA. A fiscalização foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Histórico da obra

A restauração do Forte havia começado ainda em 2018, mas chegou a apenas 3,9% de execução no final daquele ano, devido a erros de planejamento e outras inconsistências. A retomada da obra só foi possível graças a um Termo de Ajustamento de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado, firmado em setembro de 2020.

Na pandemia, uma das dificuldades de se executar a obra foi, por exemplo, encontrar no mercado o tipo de cabo específico para a finalização da rede elétrica.

“Temos um momento histórico para a cultura potiguar, com tantos equipamentos culturais sendo reabilitados e entregues novamente ao povo potiguar pelo Governo da professora Fátima Bezerra. O Forte dos Reis Magos, imenso símbolo da nossa história, retorna repaginado para a nossa cultura e o desenvolvimento do nosso turismo”, celebra o Diretor-Geral da FJA, Crispiniano Neto.

Sobre o Forte dos Reis Magos

A edificação militar histórica foi o marco inicial de Natal, fundada em 25 de dezembro de 1599, ao lado direito da barra do Rio Potengi – hoje próximo à Ponte Newton Navarro. Recebeu este nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.

Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o IPHAN. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.

Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do Governo com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do IPHAN. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.

Shows musicais

Para a celebração de reabertura a Fundação José Augusto preparou um espetáculo musical que terá a banda Perfume de Gardênia como base instrumental para o show especial “Tributo a Natal” com os artistas convidados Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos.

Show de Chico César

A apresentação do cantor Chico César, que iria acontecer durante a cerimônia, foi adiado para outra data que ainda será definida. Segundo o governo, em nota, o artista testou positivo para covid-19.

“A produção do compositor paraibano enviou comunicado (leia abaixo) informando que o artista testou positivo para a Covid-19 e se encontra neste momento isolado e em tratamento em São Paulo onde reside”, divulgou.

Comentários 0


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code