Blog do Dina - Natal e Mossoró perdem de uma só vez milhares de doses da Pfizer


Natal e Mossoró perdem de uma só vez milhares de doses da Pfizer

6 de janeiro de 2022 às 10:49

Quase 40 mil doses da vacina da Pfizer deixaram de ser aplicadas e foram para o lixo porque venceram. O expressivo número de Natal, de 21.900 doses, chama a atenção.

Nota informativa da Secretaria Estadual de Saúde obtida pelo Blog do Dina informa que no dia 26 de dezembro completou-se a data de vencimento por conservação de um lote do imunizante. Nessa data, 151 do 167 municípios reportaram a perda de 39.511 doses da vacina.

Para se ter ideia do que isso representa, desde o início da vacinação, Natal teve perda de 12.760 vacinas. Agora, de uma só vez, perdeu 21.900.

Mossoró também é um caso preocupante. Desde o início da vacinação, o segundo maior município do RN perdeu 7.467 doses. Agora, de uma só vez, joga no lixo 5.274 doses.

Orientação

Depois que as vacinas são entregues, é responsabilidade dos municípios a aplicação, mas a secretaria estadual de saúde sugere que se amplie os locais de aplicação do imunizante na iminência de perdas por vencimento, caso registrado aqui.

O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, foi procurado para comentar o assunto mas ainda não respondeu. A matéria será atualizada se houver manifestação.

O espaço também está aberto para a gestão de Mossoró.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.