Blog do Dina - [VIDEO] Meteoro é visto por moradores de Minas Gerais


[VIDEO] Meteoro é visto por moradores de Minas Gerais

15 de janeiro de 2022 às 11:41

A entrada de um meteoro na atmosfera da Terra foi vista por moradores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na noite de sexta-feira (14). Estudos para analisar o local da queda já foram iniciados.

O fenômeno foi relatado por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes nas redes sociais. Segundo alguns depoimentos, um rastro de luz foi deixado no céu seguido de um estrondo.

De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont, estações de outros estado também registraram a entrada. A hipótese de que algum fragmento tenha chegado ao solo começou a ser estudada.

“Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo", falou Dumont.

O coordenador do observatório também informou que profissionais do Brazilian Meteor Network (Bramon) - Rede Brasileira de Observação de Meteoros - já está juntando as imagens para calcular através da triangulação a rota e traçar a possível região da queda.

O fenômeno também foi captado pelas câmeras de segurança da casa do fotógrafo Everton Precaro, em São Carlos (SP).

https://twitter.com/Astronomiaum/status/1482259822481391616

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.