Blog do Dina - Governo do Estado mobiliza ação para áreas alagadas em Jardim de Piranhas


Governo do Estado mobiliza ação para áreas alagadas em Jardim de Piranhas

15 de janeiro de 2022 às 10:16

Uma intensa chuva no fim da tarde desta sexta-feira (14), no município de Jardim de Piranhas, alagou parte das casas localizadas no bairro Santa Cecília, levando transtorno aos moradores.

A governadora Fátima Bezerra determinou, tão logo tomou conhecimento da situação, que equipes da Defesa Civil do RN, do Corpo de Bombeiros Militar e Caern fossem à região prestar assistência e dimensionar os riscos e eventuais danos.

A atuação do Governo do RN ocorre de forma integrada e, em Jardim de Piranhas, mobilizou a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenadoria de Defesa Civil do RN.

A ação articulada dos órgãos de Governo é uma orientação da governadora, desde o alerta de possibilidade de chuvas intensas, especialmente para a região do semiárido do Rio Grande do Norte.

A Coordenadoria de Defesa Civil do RN acionou uma de suas equipes que estava na região Seridó, em Caicó, após ser informada pelo secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, sobre o alagamento decorrente da chuva intensa que durou aproximadamente uma hora.

À noite, em inspeção realizada pelas equipes do Estado e da Prefeitura de Jardim de Piranhas constataram que o nível da água havia baixado e não havia mais imóveis alagados.

O levantamento feito pela Defesa Civil do RN constatou que sete famílias tiveram seus imóveis alagados de forma mais severa, com necessidade de resgate de uma idosa, moradora de um desses imóveis. A ação foi acompanhada pela coordenadoria da Defesa Civil municipal.

As equipes voltam aos locais afetados na manhã deste sábado (15) para nova inspeção. A prefeitura, de acordo com a Defesa Civil Municipal, prontificou-se em realocar essas famílias afetadas em outros locais com o custeio de aluguel social.

A gestão municipal receberá orientação dos agentes da Defesa Civil do RN quanto aos procedimentos necessários à eventual necessidade de decretação de situação de emergência por parte do município.

A determinação da governadora Fátima Bezerra é para manter permanente monitoramento, que permita a ação rápida e integrada com os agentes municipais com o objetivo de atenuar eventuais danos decorrentes das chuvas mais intensas, seja no interior do Estado ou na capital, se necessário.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.