Blog do Dina - Coronavírus se propaga menos em ambientes secos do que em úmidos, mostra estudo


Coronavírus se propaga menos em ambientes secos do que em úmidos, mostra estudo

17 de janeiro de 2022 às 12:26

Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Pesquisa de Aerossol da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostrou que o coronavírus perde metade da sua capacidade de se espalhar cinco segundos depois de entrar em contato com ar seco, cuja umidade está abaixo de 50%.

Quando a umidade subiu para 90%, o vírus perdeu a infecciosidade mais lentamente, com mais da metade das partículas ainda contagiosas após cinco minutos, mostrou o estudo. A temperatura do ar, diz o estudo, não teve impacto na infecciosidade do vírus.

Os pesquisadores descobriram que o vírus perde 90% de sua capacidade de contágio 20 minutos depois de entrar no ar e que a maior parte dessa perda acontece nos primeiros cinco minutos de chegada ao ar, segundo o estudo, que simula como o vírus se comporta após a expiração. Os cientistas observaram também que é menos provável que ele seja contagioso a distâncias maiores.

Com alguns países abrindo o debate na Europa sobre uma fase endêmica do vírus, informações sobre a maneira como o vírus viaja pelo ar ajudarão a orientar as medidas de contenção. Os resultados deste estudo, que não foram revisados por pares, reforçam a noção de que o vírus é transmitido principalmente a curtas distâncias, fornecendo um novo suporte ao distanciamento social e ao uso de máscaras como meio de conter infecções.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.