Blog do Dina - Um ano de vacinação contra Covid: após início problemático, Brasil avança


Um ano de vacinação contra Covid: após início problemático, Brasil avança

17 de janeiro de 2022 às 9:52

Foram ao menos seis meses patinando na campanha de vacinação contra a Covid-19 até que o Brasil de fato exercesse a capacidade de seu programa de imunização.

No último semestre, o número de doses aplicadas diariamente multiplicou-se, o país superou outras potências em porcentagem de imunizados e viu despencar a quantidade de mortes e casos graves provocados pelo coronavírus.

No entanto, no aniversário de um ano da aplicação da primeira dose, o país ainda enfrenta desafios no combate à pandemia. Alguns deles novos, como a propagação de uma variante muito mais transmissível e um apagão de dados no Ministério da Saúde.

Outros são antigos, como a desinformação, o medo e a resistência de parcela, ainda que pequena, da população ao imunizante.

Em meio a isso, o país chega a uma nova etapa da campanha: a vacinação de crianças de 5 a 11 anos, que se inicia justamente nesta semana em que se completa um ano do início da vacinação

Até esta segunda-feira (17), cerca de 78% da população nacional recebeu a primeira dose, segundo a plataforma Our World in Data, que compila dados mundiais da pandemia. Já a população com o esquema vacinal completo (sem considerar as doses de reforço) está próximo a 68%.

Foram mais de 300 milhões de doses aplicadas ao longo do ano. Mas os números são incertos, já que o sistema do governo está instável desde que foi hackeado, ainda em dezembro do ano passado.

Veja a matéria completa.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.