Blog do Dina - Covid-19: Prefeitura inicia vacinação para grupo prioritário da faixa de 05 a 11 anos


Covid-19: Prefeitura inicia vacinação para grupo prioritário da faixa de 05 a 11 anos

18 de janeiro de 2022 às 15:22

São Gonçalo do Amarante iniciou oficialmente, hoje (18), a vacinação para o público infantil dos 05 aos 11 anos de idade. De acordo com o quantitativo de doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde organizou uma estratégia de imunização em quatro Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e nove pontos de vacinação na Zona Rural.

Nesta semana, em três UBS da área urbana, a vacinação infantil vai acontecer apenas na terça e quinta-feira, dias 18 e 20 de janeiro, sendo os horários definidos da seguinte maneira: UBS de Cidade das Rosas (8h às 12h), UBS do Mangueirão (8h às 12h) e UBS do Centro da Cidade (8h às 12h). Já no Centro de Saúde do Amarante, a imunização das crianças ocorrerá de hoje (18) até sexta-feira (20), manhã e tarde, nos horários das 8h às 12h e 13h às 16h.

“Em função da nossa Zona Rural ser bastante extensiva, as nove Unidades Básicas de Saúde foram abastecidas para que as crianças não precisem se deslocar para a Zona Urbana. Então, nas UBS Guanduba, UBS Uruaçu, UBS Serrinha, UBS Maçaranduba, UBS Bela Vista, UBS Poço de Pedra, UBS Barro Duro, UBS Igreja Nova e UBS Guajiru o horário para vacinação é das 8h às 12h”, afirmou Jalmir Simões, secretário Municipal de Saúde.

É importante lembrar aos pais que nesta primeira etapa da vacinação do grupo de 05 a 11 anos, estão sendo priorizadas as crianças com comorbidades, deficiência permanente e, crianças indígenas. Em são Gonçalo do Amarante, o total de crianças nessa faixa de idade é de aproximadamente 7 mil e 500, sendo cerca de 300 integrando o grupo com prioridade. Em caso de disponibilidade de doses, as equipes estão orientadas a vacinar as demais crianças na faixa etária elegível.

Jalmir Simões ainda faz uma orientação aos pais sobre os detalhes da vacinação. “É necessário que os pais e responsáveis levem o documento de identificação, cartão da vacina e, para agilizar o atendimento, que os garotos e garotas estejam cadastrados no RN Mais Vacina. Não poderão ser vacinadas as crianças que tomaram algum outro tipo de imunizante nos últimos 14 dias ou que estejam com sintomas gripais.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, o intervalo da primeira dose infantil (D1) para a segunda dose (D2) será de 60 dias da data da imunização.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.