Blog do Dina - Há um ano, o RN iniciava campanha de vacinação contra a covid-19


Há um ano, o RN iniciava campanha de vacinação contra a covid-19

19 de janeiro de 2022 às 10:55

Era fim da manhã do dia 19 de janeiro de 2021, quando Maria das Graças Pereira de Oliveira recebeu em seu braço a primeira dose da tão aguardada proteção.

A técnica de enfermagem de 57 anos, servidora do Hospital Giselda Trigueiro, foi a primeira moradora do Rio Grande do Norte a tomar uma vacina contra a covid-19, em uma solenidade organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Desde então, a campanha de imunização no RN, apesar das dificuldades na disponibilidade de vacinas em todo o país, segue avançando com o esforço coordenado pela Sesap em parceria com os municípios e outros entes. Mais de 2,6 milhões de pessoas com mais de 12 anos - que vivem no estado já foram alcançadas com ao menos uma dose de vacina. São 5,7 milhões de doses aplicadas com registro no RN+ Vacina – sistema de informação desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e lançado pela Sesap durante este período. Entre os adultos, mais de 83% tomaram as duas doses e outros 26% receberam a aplicação de reforço.

"O Governo do Estado, a Sesap e a Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social) seguem fazendo todo o esforço para que seja possível alcançar a maior quantidade de pessoas possível com a vacina contra a covid-19. Esse é um compromisso que assumimos há um ano. É uma luta árdua, como se sabe há muita gente trabalhando contra, mas a defesa da vida é algo que não vamos jamais abrir mão. As vacinas são seguras e salvam vidas, esse um ano de campanha comprova isso", disse a governadora Fátima Bezerra.

Ao longo desse ano, a cada carregamento recebido Sesap e Sesed montaram um esquema de logística para agilizar a entrega, abastecendo cada sala de vacinação do RN dentro de 24h após o desembarque das doses em solo potiguar. Em algumas operações, chegou-se a utilizar ainda o helicóptero Potiguar I.

"A campanha de vacinação vem sendo um sucesso em nosso estado, muito pelo trabalho conjunto. É preciso reconhecer o quanto cada pessoa envolvida, seja na Sesap, na Secretaria de Segurança ou nos municípios, cooperou para que muitas vidas tenham sido salvas ao longo deste ano. Essa é mais uma prova da importância do SUS", comentou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

O próximo passo da campanha é a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos. O RN recebeu na manhã desta terça-feira (18) o segundo lote de imunizante para os menores, com mais 20 mil doses.

A expectativa é de que a imunização avance em nível satisfatório, assim como no caso dos adolescentes entre 12 e 17 anos. Até agora, após quatro meses de trabalho, 82% desse público tomou ao menos uma dose e 54% estão vacinadas com as duas doses.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.