Blog do Dina - Investigada por racismo, deputada Bia Kicis diz que só quis fazer uma piada


Investigada por racismo, deputada Bia Kicis diz que só quis fazer uma piada

29 de janeiro de 2022 às 10:49

A deputada federal Bia Kicis (PSL) prestou depoimento em 7 de dezembro no inquérito em que é investigada pela Procuradoria Geral da República (PGR) por racismo e disse que a intenção foi a de fazer uma piada, ao publicar, em setembro de 2020 nas suas redes sociais, imagens dos ex-ministros da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro (Podemos) e da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) com os rostos escurecidos.

A publicação de Kicis usando imagens dos ex-ministros com a prática considerada racista chamada de “blackface” foi uma alusão ao processo seletivo exclusivo para negros da empresa Magazine Luiza.

No texto, da publicação, a parlamentar deixa a entender que não há racismo no “post” dela e sim na iniciativa da empresa.

No depoimento, que aconteceu na sede da Polícia Federal, em Brasília, Kicis disse que apenas replicou as imagens dos ex-ministros.

“Já estavam circulando pela internet pintadas como se ambos fossem negros… a piada que circulava era que eles estariam desempregados e, para buscar uma nova colocação, se disfarçariam de negros para obter emprego na referida empresa.”

Durante o depoimento, a parlamentar, que esteve acompanhada de dois advogados, também disse que não sabia, na época da publicação, da existência do termo “blackface” e que “quase caiu para trás” quando viu seu nome relacionado ao racismo. Bia também minimizou o ato, fazendo outras comparações.

“Se fosse uma vaga exclusiva para mulheres, colocariam ‘um vestidinho’ nos dois ex-ministros, e que se a seleção do Magazine Luiza fosse para circo, estariam vestidos de palhaços”, disse.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.