Blog do Dina - Tempestade Eunice atinge Inglaterra e Irlanda e alerta é emitido para Londres


Tempestade Eunice atinge Inglaterra e Irlanda e alerta é emitido para Londres

18 de fevereiro de 2022 às 9:46

Uma tempestade gerada no Oceano Atlântico atingiu a Inglaterra e a Irlanda nesta sexta-feira (18) com ventos de até 160 quilômetros por hora, provocando alertas do escritório de meteorologia britânico de que a tempestade Eunice pode causar perturbações significativas, arrancar telhados e atingir Londres.

O Eunice tem velocidades extremas de vento que representam um perigo para a vida, disse o Escritório Meteorológico da Grã-Bretanha.

A tempestade alcançou o Oeste da Inglaterra, atingindo a Cornualha, onde fortes ondas foram geradas por causa do vento.

“A tempestade Eunice trará rajadas prejudiciais no que pode ser uma das tempestades mais impactantes a afetar as partes Sul e Central do Reino Unido em anos”, disse o meteorologista-chefe do Met Office, Frank Saunders.

“A área de alerta vermelho indica um perigo significativo para a vida, pois ventos extremamente fortes fornecem o potencial de danos a estruturas e detritos voadores”.

O Met Office alertou que os destroços gerados pelas rajadas de vento podem resultar em perigo de vida, explodir telhados, arrancar árvores e fechar estradas, interromper serviços de trem e aviões em Londres e no Sul da Inglaterra.

Ventos fortes foram registrados na costa Sul da Inglaterra com avisos de grandes ondas para a região. Muitas escolas foram fechadas. Os trens foram cancelados ou entraram em operação de velocidade reduzida. Londres informou o cancelamento de 64 voos.

“A segurança é nossa prioridade número um e estamos cancelando vários voos”, informou um comunicado do aeroporto. “Esperamos condições climáticas extremas nos aeroportos do Reino Unido como resultado da tempestade Eunice, que causará perturbações significativas”.

Esses avisos vermelhos são relativamente raros. A última emitida foi em novembro de 2021.

O governo britânico realizará uma reunião de resposta de emergência. O ministro da Segurança da Grã-Bretanha, Damian Hinds, disse que as tropas estão de prontidão para lidar com as consequências do clima.

“Todo mundo está em estado de prontidão, em estado de alerta”, disse Hinds.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.