Blog do Dina - Estados adotam câmera corporal em policiais e conseguem reduzir abuso de agentes


Estados adotam câmera corporal em policiais e conseguem reduzir abuso de agentes

21 de fevereiro de 2022 às 8:49

Na teoria, forças policiais têm a missão de servir e proteger os cidadãos. Mas a premissa, muitas vezes, não condiz com a realidade e as interações entre agentes e a sociedade acabam levando ao uso abusivo da força e à discriminação racial.

Em 2020, segundo os dados mais recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 6.416 pessoas morreram em intervenções da Polícia.

Mas tais números podem ser suavizados com o auxílio da tecnologia: a implementação de câmeras em uniformes de agentes.

Até agora, três estados brasileiros adotaram as câmeras corporais: Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. As experiências dos dois últimos foram analisadas por pesquisadores independentes e os resultados revelam a efetividade da tecnologia na redução da violência policial.

Em SC, as câmeras foram adotadas em julho de 2019. Hoje, em todos os turnos operacionais, pelo menos um dos dois policiais de cada guarnição está equipado com um dos 2.245 aparelhos disponíveis.

O período de implementação do programa catarinense foi avaliado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido. Durante três meses de testes, em 2018, pesquisadores analisaram 9.259 despachos atendidos por cinco delegacias, comparando as ocorrências com e sem o uso do equipamento.

Nas ocorrências filmadas, houve redução do uso excessivo da força — como a queda de 56% no disparo de armas não letais e letais, de 12% na utilização de algemas e de 48% nas acusações de desacato. Em casos classificados como de baixo risco, interações violentas caíram a quase zero.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.