Blog do Dina - Lira impõe pauta na Câmara e leva legalização dos jogos para votação nesta terça-feira


Lira impõe pauta na Câmara e leva legalização dos jogos para votação nesta terça-feira

22 de fevereiro de 2022 às 7:27

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pautou para o plenário votar hoje o projeto que legaliza os jogos no país, proposta da qual ele próprio é um dos principais entusiastas e que não conta com o apoio do Palácio do Planalto, de quem o deputado alagoano é aliado.

O presidente Jair Bolsonaro já prometeu vetar as mudanças, caso elas sejam aprovadas no Congresso.

Trata-se de mais uma iniciativa de Lira para dar andamento a assuntos do interesse de seu grupo político em 2022, algo que ele vem fazendo desde o início do ano legislativo.

Nas primeiras três semanas de trabalho do ano, os deputados apreciaram preferencialmente projetos que constam na agenda do presidente da Câmara e de seus aliados.

A Casa aprovou, por exemplo, a ampliação da idade máxima de ingresso de juízes e ministros em tribunais superiores. Essa é uma demanda do Judiciário, onde tramitam processos de diversos parlamentares. Também foi aprovada proposta que facilita a concessão de registro de agrotóxicos — pedido antigo de ruralistas, setor que nutre boas relações com Lira.

No caso da ampliação da idade máxima nos tribunais superiores, chamou atenção a facilidade com que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada na comissão especial, sem resistência. Além disso, poucos dias depois, o plenário aprovou o projeto em dois turnos. Normalmente, as PECs possuem tramitação mais longa no Legislativo.

A bola da vez, contudo, é a liberação dos jogos, empreitada pela qual Lira articula em favor desde o ano passado. O relator do projeto, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), disse que ainda não finalizou o seu parecer. Líderes partidários esperam, no entanto, tratar do tema e negociar ajustes no texto final na manhã de hoje, para tentar votá-lo à tarde.

Carreras tem ido semanalmente à residência oficial da presidência da Câmara para alinhar a versão final com Lira e líderes da Casa. Apesar de Bolsonaro ter se posicionado contra a matéria oficialmente, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), atua pela aprovação do texto com celeridade.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.