Blog do Dina - Líderes mundiais se manifestam sobre ataque da Rússia à Ucrânia


Líderes mundiais se manifestam sobre ataque da Rússia à Ucrânia

24 de fevereiro de 2022 às 9:59

Após semanas de tensão, a Rússia atacou a Ucrânia nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24). Uma operação militar nas regiões separatistas do leste ucraniano, explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país. Assista ao vivo no vídeo acima a cobertura especial da CNN.

Autoridades da Ucrânia informaram dezenas de mortes e seis aviões russos destruídos. Na manhã desta quinta, longas filas se formaram nas principais avenidas de Kiev com moradores tentando deixar a região. Estações de metrô foram transformadas em bunkers.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que “cidadãos podem utilizar armas para defender território”.

Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.

O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, classificou os ataques como uma das “horas mais sombrias para a Europa” em quase 80 anos. “Estas estão entre as horas mais sombrias para a Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial”, disse o alto representante da UE.

Leia o que os líderes disseram.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.