Blog do Dina - Após invasão à Ucrânia, Putin é comparado com Hitler


Após invasão à Ucrânia, Putin é comparado com Hitler

25 de fevereiro de 2022 às 10:24

Pouco após a invasão de tropas russas no território ucraniano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, passou a ser comparado com o ditador nazista Adolf Hitler.

O próprio perfil oficial da Ucrânia no Twitter compartilhou uma imagem com a comparação. Pouco depois, foi a vez do vice-presidente Hamilton Mourão de fazer a analogia.

Especialistas ouvidos pelo GLOBO explicam que, embora comparações sejam comuns, os dois mandatários têm contextos diferentes.

Em uma rápida entrevista no Palácio do Planalto, Mourão disse que se não houvesse resposta à invasão russa, outros países seriam os próximos a serem atacados. A fala faz menção às anexações feitas por Hitler da Áustria e dos Sudetos na Tchecoslováquia. Na época, o caso foi apaziguado pelas demais potências europeias no Acordo de Munique.

— Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Bulgária, depois os Estados bálticos, e assim sucessivamente, assim como a Alemanha hitlerista fez nos anos 30 — afirmou o vice-presidente.

Segundo o historiador Andrew Traumann, a comparação entre Putin e Hitler não faz sentido, mas entende a origem da comparação, que se dá justamente pelas anexações feitas pela Alemanha no final da década de 1930.

— Teve anexação de toda a Áustria, de parte da Tchecoslováquia, depois a Tchecoslováquia inteira, e o mundo não reagiu. Então é daí que vem a comparação do vice-presidente Mourão, de que se ninguém reagir haverá nova expansão russa — explica Traumann.

O historiador, no entanto, pondera que, diferentemente do líder nazista, sob a ótica russa Putin age em defesa de seu próprio país. Hitler agiu para expandir o território alemão, enquanto, na perspectiva russa, o presidente da Rússia quer afastar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, por vezes chamada Aliança Atlântica) de perto de sua fronteira.

— Do ponto de vista russo, presidente Vladimir Putin está agindo de forma defensiva. Ele sente a Rússia sendo agredida uma vez que os países que eram membros do bloco socialista na Guerra Fria, como a própria Bulgária, citada por Mourão, hoje são membros da Otan, são anti-Rússia. E a Ucrânia fazer parte da Otan seria cruzar uma linha vermelha.

Embora sua entrada na Otan já tenha sido vetada por países europeus, a Ucrânia voltou a se aproximar da aliança militar depois da anexação da Crimeia pela Rússia e do início da guerra civil no Leste, com participação de elementos pró-Moscou, em 2014.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.