Blog do Dina - Biden chama Putin de ditador e afirma: 'Isolado como jamais esteve'


Biden chama Putin de ditador e afirma: 'Isolado como jamais esteve'

2 de março de 2022 às 8:32

O presidente americano, Joe Biden, endureceu o seu discurso contra Vladimir Putin e anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, nesta terça-feira (1º), em seu primeiro Estado da União, tradicional pronunciamento que acontece uma vez por ano no Congresso dos Estados Unidos.

"Há 6 dias, Vladimir Putin, da Rússia, achou que iria abalar as próprias fundações do mundo livre, pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores, mas ele teve um erro de cálculo, ele se deparou com o povo ucraniano", disse Biden.

O americano citou o discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao Parlamento Europeu e agradeceu a presença da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que foi aplaudida de pé por membros do Congresso e convidados.

"Estamos com o povo ucraniano", disse Biden.

"Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição: quando os ditadores não pagam o preço por sua agressão, eles causam mais caos", disse Biden. "Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os EUA e o mundo continuam aumentando."

Biden defendeu a importância da diplomacia americana e da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), formada pelos EUA e mais 29 países. Ele disse ainda que os EUA vão proteger "cada polegada de território da Otan".

"É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os EUA são membros junto com outras 29 nações. Isso importa. A diplomacia americana é importante."

"A guerra de Putin foi premeditada e não provocada […] Ele achou que o Ocidente e a Otan iriam se dividir. Ele pensou que poderia nos dividir. Ele estava errado", disse o presidente dos EUA.

"Para todos os americanos, serei honesto com vocês, como sempre prometi que seria", disse Biden. "Um ditador russo, invadindo um país estrangeiro, tem custos em todo o mundo."

Veja a matéria completa.

g1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.