Blog do Dina - Bancada invisível: saiba quem são os deputados federais com mais faltas sem justificativa


Bancada invisível: saiba quem são os deputados federais com mais faltas sem justificativa

16 de março de 2022 às 10:59

No fim da tarde da última quinta-feira, o cantor e deputado federal Igor Kannário (União-BA) participava da programação da rádio “Salvador FM”.

De óculos escuros e sorriso largo, o artista batia um papo descontraído no estúdio do programa “Pipoco”. Falava sobre música baiana aos ouvintes e aproveitava também para cantar.

Ao vivo, em um dos momentos de espontaneidade, evocou os versos de MC Meno K. O parlamentar soltou a melodia aos fãs que o escutavam:

— Ui, é que aqui nós fuma um. Putaria rola firme. Novinha, bate bumbum.

Conhecido na bancada do União Brasil por estar ausente de qualquer discussão, Kannário ignorava o que acontecia em Brasília. A participação na rádio começou às 17h e durou cerca de duas horas.

Às 17h36, o vice-presidente do Congresso Nacional, Marcelo Ramos (PSD-AM), iniciava a sessão conjunta de deputados e senadores para votar dois vetos presidenciais. Ocupado com a carreira artística, Kannário não registrou seus votos.

O artista faz parte do grupo de parlamentares “invisíveis”, que pouco contribui para as discussões ou que se ausenta das decisões importantes. Com elevado índice de faltas, mesmo com a adoção do sistema remoto, Kannário não quis falar sobre sua atuação parlamentar.

Ranking

No plenário da Câmara, ele é o segundo deputado com mais faltas sem apresentação de justificativa — foram 48 desde 2019. Segundo levantamento feito pelo GLOBO, perde somente para José Priante (MDB-PA), com 77 ausências sem explicação.

Atrás de Kannário, aparecem Junior Lourenço (PL-MA), com 47 ausências; Genecias Noronha (Solidariedade-CE), com 32; e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), com 30.

O deputado Daniel Silveira (União -RJ) também aparece na lista de faltosos, mas foi desconsiderado no levantamento por ter ficado cinco meses preso, o que o impediu de participar das sessões.

A ausência na Câmara, entretanto, não impede os deputados de mostrarem trabalho nas suas redes sociais, mas de outra forma. Priante, campeão de ausências não justificadas, por exemplo, se intitula nas redes sociais como “Campeão de Recursos”, referência à sua habilidade de conseguir investimentos para as cidades aliadas no Pará.

Primo do senador Jader Barbalho (MDB-PA), um dos caciques do partido, Priante está em seu sexto mandato como deputado federal. Em 2019, já liderava a lista de faltosos e, quando questionado pelo site “Congresso em Foco” sobre o assunto, ficou irritado.

— Vocês podem estar preocupados com isso, mas eu não estou.

Outro deputado que está no topo da lista de faltas mas também consegue recursos para sua cidade é Genecias Noronha. O principal foco de emendas do parlamentar, que acumula três mandatos consecutivos, é Parambu, no interior do Ceará. O prefeito, Rômulo Noronha, é sobrinho de Genecias.

Junior Lourenço, por sua vez, é um novato na Câmara, eleito pela primeira vez em 2018. Mas sua estreia como deputado tem sido discreta. Não apresentou projetos e não fez nenhum discurso em plenário desde que assumiu o cargo.

O parlamentar, que foi prefeito de Miranda do Norte (MA) de 2009 a 2016, virou notícia em junho do ano passado, quando foi denunciado por peculato e organização criminosa por supostamente desviar recursos do município.

Também na lista dos mais ausentes na Câmara, Maranhãozinho, que já era considerado um parlamentar do baixo clero, desapareceu do radar dos colegas após ter sido alvo da Polícia Federal (PF) no ano passado. Na sexta-feira, houve nova operação contra ele, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é suspeito de desviar recursos de emendas parlamentares.

Atuação em comissão
No início do mandato, Kannário demonstrou interesse em ter uma participação mais ativa e ocupou uma cadeira na Comissão de Cultura. Seria uma forma de contribuir para a área na qual tem conhecimento. Mas o comparecimento, até aqui, é baixo. Na média, Kannário participou apenas de 38% das sessões do colegiado.

Até hoje, o deputado relatou três propostas. A primeira limitava o tempo de exibição de propaganda nas telas dos cinemas antes de um filme. A segunda versava sobre a obrigatoriedade do início de shows na hora marcada. E a terceira dava a Porto Seguro (BA) o título de Capital Histórica do Brasil.

O encaminhamento dos projetos, porém, foi prejudicado pela postura do artista. Nos dois primeiros casos, ele protocolou um relatório na Comissão de Cultura, mas os textos foram retirados de pauta da comissão por seis vezes consecutivas. O motivo: Kannário não estava presente para apresentá-los.

— Não tenho conhecimento se há justificativa plausível para a ausência (do deputado na comissão) — diz a presidente do colegiado, Alice Portugal (PCdoB-BA).

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.