Blog do Dina - Crianças de 5 anos são retiradas do grupo prioritário para vacinação contra gripe


Crianças de 5 anos são retiradas do grupo prioritário para vacinação contra gripe

17 de março de 2022 às 9:33

O Ministério da Saúde decidiu excluir as crianças menores de 5 anos do grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Influenza deste ano, que começa no dia 4 de abril.

Questionado pela CNN sobre o motivo da decisão, a pasta respondeu apenas que “após a imunização do grupo prioritário, os estados e municípios poderão dar continuidade à campanha com a inclusão das crianças acima de 5 anos, assim como da população em geral”.

Além disso, o órgão destacou que a “decisão de retirar as crianças com 5 anos incompletos foi acertada com estados e municípios”.

A estimativa da Saúde é vacinar aproximadamente 76,5 milhões de pessoas, incluindo idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, além de crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

O número de doses oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não foi reajustado em relação ao ano passado. Ao todo, serão distribuídas aos estados e municípios 80 milhões de doses da vacina contra a gripe.

Segundo o Ministério, no caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose de reforço da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira.

Especialistas ouvidos pela CNN criticaram a exclusão deste público da vacinação prioritária contra a influenza. Para a doutora Carla Domingues, ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) a medida não faz nenhum sentido, uma vez que as crianças e idosos possuem maior risco de contrair a doença.

“Em vez de aumentar (a faixa etária) a gente está diminuindo e deixando basicamente 3 milhões de crianças expostas. Não tem o menor sentido adotar isso neste momento” – ressalta a especialista.

Carla Domingues afirma também que um dos motivos alegados pela pasta seria uma questão operacional, já que a campanha contra a gripe será realizada simultaneamente à vacinação de crianças contra o sarampo. A especialista defende que o Ministério amplie a faixa etária da imunização contra o sarampo, passando a contemplar crianças de 5 anos. Segundo Domingues, a medida não causaria nenhum prejuízo às crianças.

Para o médico e presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Aurélio Sáfadi, o fato da pasta diminuir a faixa etária das crianças do grupo prioritário para imunização contra a Influenza representa um retrocesso.

“A ideia é sempre expandir e não recuar. Não tem cabimento, ainda mais em ano de flexibilização de máscaras, um cenário favorável para a propagação de vírus respiratórios”, destacou o médico.

Para o Pediatra Infectologista e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, a mudança causa confusão na população, já que a adesão das crianças de cinco anos foi feita há alguns anos. Ele afirma que um dos motivos para a pasta reduzir a faixa etária seria a falta de insumos como agulhas e seringas.

“O que chegou para gente foi isso. Que com a vacinação da Covid-19, a gripe e o sarampo, não ia ter seringa e agulha suficiente. Espero que consigam ampliar depois”, destacou Kfouri.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.