Blog do Dina - Falta de água na região Oeste é tema debatido em audiência na Câmara de Natal


Falta de água na região Oeste é tema debatido em audiência na Câmara de Natal

19 de março de 2022 às 11:02

A Câmara Municipal de Natal reuniu, nesta sexta-feira (18), vereadores, moradores e representantes dos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água na capital para debater sobre os problemas relacionados à falta de água na região Oeste da cidade. A proposição foi do vereador Aroldo Alves (PSDB).

Segundo o propositor, que reside em um bairro da região, o problema é recorrente e tem trazido transtornos para a população. "Fizemos essa audiência com o objetivo de termos esclarecimentos. Saber a função de cada órgão, se farão investimentos para melhorar, já que a Caern é uma prestadora de serviços e precisa cumprir com essa função", disse o Aroldo Alves.

Também moradora da região, a vereadora Camila Araújo (PSD), solicitou aos representantes dos órgãos presentes que ouçam e atendam aos pleitos da população da área que passa por essa dificuldade mesmo pagando pelo serviço. "Estamos no século XXI e a gente ainda precisa recorrer a carro-pipa na região Oeste. A gente amarga constantemente essa falta de água e só ouvimos promessas e falácias, mas nada de execução que resolva o problema", disse ela. Os vereadores Preto Aquino (PSD), Herberth Sena (PL) e a vereadora Margarete Régia (PROS) também participaram da audiência.

Em Natal, o serviço da Caern é fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município (Arsban). De acordo com o analista de regulação da agência, Pedro Junior, o problema ocorre em virtude da região estar no final da rede de distribuição, visto que a água é oriunda da Lagoa do Jiqui, na zona Sul, e o consumo também ter aumentado. Ele destacou que as denúncias e reclamações da população ajudam a reforçar as cobranças para que o problema se resolva.

"Temos cobrado da Caern e orientamos que as reclamações sejam feitas pelo número 115 e outros canais porque reforça o pleito da Arsban junto à companhia. É preciso que se pense a cidade como uma região em crescimento. Se falta recursos para garantir o serviço, que seja discutido, para que se faça investimentos", pontuou.

Ricardo Barros, da superintendência de manutençao e operação da Caern, explicou que a Caern está tratando com prioridade as questões da região Oeste. Uma das iniciativas é a execução de pelo menos três novos poços que ajudarão a abastecer a área. "Há poços a serem ativados em Natal para atender a região, mas houve um problema com o fornecimento de bombas durante a pandemia e a empresa pediu o distrato do contrato, atrasando o planejamento. Não é uma situação definitiva, mas que vai amenizar. Estamos buscando um contrato emergencial para nos próximos meses esses poços serem ativados para a região Oeste", garantiu o representante da companhia, que disse ainda que está sendo implementado um projeto a longo prazo para o diagnóstico completo sobre o sistema em Natal.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.