Blog do Dina - Homens querem mais relacionamento aberto do que mulheres, diz pesquisa


Homens querem mais relacionamento aberto do que mulheres, diz pesquisa

20 de abril de 2022 às 9:01

Novas formas de se relacionar estão cada vez mais presentes no dia a dia. Trisais, relacionamentos não monogâmicos e ménages são maneiras fora do convencional de ter relações afetivas ou sexuais com alguém.

Quando se fala em relacionamento aberto, não necessariamente falamos em ter envolvimento afetivo com outra pessoa. Muitas relações não monogâmicas envolvem apenas passe livre para sexo casual com outros parceiros sem que isso seja considerado infidelidade.

Uma pesquisa realizada com mais de 1.300 usuários, pelo aplicativo de encontros happn, apontou que existe muita gente disposta a manter os relacionamentos tradicionais. Além disso, a pesquisa apontou um descompasso entre as expectativas do público masculino e feminino.

Fora do padrão

Um dado interessante a se observar é que, após o período da pandemia, mais casais se mostraram dispostos a abrir os relacionamentos. De acordo com a terapeuta sexual norte-americana Tammy Nelson, houve um aumento de 45% nas consultas para discutir o assunto com as parcerias.

Para o portal New York Post, ela declarou que os casais estão mais ansiosos do que nunca para apimentar as coisas. E ainda ressaltou que enquanto os homens são os que mais sugerem o relacionamento aberto, são as mulheres que querem que isso continue.

Relação aberta com certeza

Quando se fala em relacionamento aberto, o público masculino está mais disposto ou curioso em viver esse tipo de relação do que o feminino. Enquanto 17% dos homens responderam que certamente estariam abertos, apenas 5% das mulheres foram tão enfáticas.

Relação aberta? Talvez!

Um dado curioso é que quando se fala em incertezas, ou em talvez, as mulheres se mostram mais abertas. Cerca de 76% do público feminino possivelmente abriria a relação. Enquanto 45% dos homens cogitam a possibilidade.

Visão clássica de relacionamento

Ainda que para muitos as formas ditas tradicionais de relações não fazem mais sentido, para outros é a única maneira possível de se relacionar. Nesse quesito, os entrevistados concordam: 60% das mulheres e 65% dos homens afirmam ter uma visão clássica do que é um relacionamento.

“É interessante perceber que há algumas contradições, o que é de se esperar em um tema complexo, extremamente influenciado por vieses inconscientes e por modelos mentais arraigados. Por exemplo, apesar da maior parte dos homens dizer que tem uma visão clássica do relacionamento, quase a metade (47%) afirma que sair com outras pessoas sem conexão emocional pode trazer uma nova perspectiva e ser saudável para o relacionamento. Já as mulheres, apesar de taxativas em relação à monogamia e ao formato clássico de relacionamento, mostram-se mais abertas a repensar padrões e estereótipos”, afirma Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.

Metrópoles

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.