Blog do Dina - Dina Verifica: Público grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante carnaval na Marquês de Sapucaí?


Dina Verifica: Público grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante carnaval na Marquês de Sapucaí?

25 de abril de 2022 às 9:27

Um vídeo gravado na Marquês de Sapucaí mostra o que seriam as pessoas gritando “Lula na cadeia” e “Globo Lixo”.

A filmagem é acompanhada de mensagens que apontam que essa seria a prova de que as pesquisas eleitorais estão erradas.

Leia algumas versões da mensagem que circulam online:

Versão 1: O Povo na Sapucaí,pede lula na cadeia ,mas o DataFolha ex IBOPE IPESPE é QUEST corretora do mercado financeiro ,diz que ele está na frente , com votos que ninguém sabe no Brasil de onde vem , aonde moram , de que se alimentam e se existem mesmo !!

Versão 2: Globo lixo e o Lula ladrão sendo xingados na Marquês de Sapucaí , não tem preço ! #GloboLixo.

Versão 3: Marquês de Sapucaí-RJ. Primeira noite de Desfile das Escolas de Samba. O côro em pêso da galera, é um só: GLOBOLIXO! GLOBOLIXO! E “Lula ladrão! Teu lugar é na prisão”!

https://twitter.com/KBonoro/status/1517995667356102658

Público grita “Lula na cadeia” e “Globo Lixo” durante carnaval na Marquês de Sapucaí?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Não demorou para o vídeo se espalhar com muita força entre bolsonaristas. Porém, ele não passa de uma montagem.

2- A resposta para o “mistério” está em uma análise do próprio vídeo e em busca de notícias sobre a suposta manifestação.

3- A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados. Ela tem características de fake news como o caráter vago, alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é legítimo.

4- É possível ver que o som ambiente muda bruscamente quando as pessoas param de falar “Globo Lixo” e começam a falar “Lula na cadeia”. Isso denota que o áudio foi inserido para tirar o vídeo de contexto.

5- Ao buscar por notícias sobre manifestações, até achamos alguma coisa. De acordo com matérias veiculadas na imprensa, algumas pessoas se manifestaram politicamente durante os desfiles. Porém, a maioria gritou “fora, Bolsonaro”.

6- Essa matéria do UOL aponta que só uma pequena parte do camarote se manifestou (em resposta à arquibancada) gritando palavras contra Lula.

7- Em algumas matérias, o vídeo em questão foi encontrado. O vídeo era, na realidade, de apoio a Lula, e não foi gravado durante os desfiles do carnaval. Na realidade, as imagens, de acordo com esta matéria, são dos ensaios na Marquês de Sapucaí, realizados no final de março.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.