Blog do Dina - Comissão de Educação da ALRN aprova ampliação da patrulha Maria da Penha para todo Estado


Comissão de Educação da ALRN aprova ampliação da patrulha Maria da Penha para todo Estado

28 de abril de 2022 às 16:37

Os membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, reuniram-se nesta quinta-feira (28). Na pauta, dezessete projetos foram apreciados e votados. Destaque para o Projeto de Lei nº 360/2021, de iniciativa do Governo do Estado, que altera a Lei Estadual nº 10.097, de 08 de agosto de 2016, e cria, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, patrulhas policiais denominadas Maria da Penha, com o objetivo de prevenir e combater a violência contra a mulher.

“Essa lei vem aperfeiçoar e adequar a lei, possibilitando a ampliação da patrulha policial Maria da Penha para os municípios do RN. Esse projeto já existe na Grande Natal e agora será implantado em todas as regiões do nosso Estado”, declarou o relator da matéria, deputado Francisco do PT.

Ainda de iniciativa do Governo do Estado, foi aprovado à unanimidade o Projeto de Lei nº 364/2021, que cria a campanha “Coração Azul” e institui o Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes.

De iniciativa do deputado Francisco do PT, foram aprovados dois Projetos de Lei. O de nº 316/2021, que dispõe sobre o turismo rural na agricultura familiar no Estado e o Projeto de Lei nº 250/2021, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes em todo o Estado. “Essa Lei tem como objetivo garantir a segurança dos animais, que a cada dia estão mais integrados às famílias e ao nosso convívio. Tem um caráter preventivo”, disse o autor do projeto.

Já de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), foram aprovados a unanimidade três matérias. O Projeto de Lei nº 241/2021, que cria a plataforma da cultura potiguar no RN; o PL nº 269/2021, que institui o dia estadual do Orgulho LGBTI no calendário oficial do RN e o Projeto de Lei nº 303/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas, no ato da matrícula escolar, disponibilizarem material informativo sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. “Essa é uma forma de fortalecer a rede de proteção a mulher e diminuir os índices de violência contra a mulher em nosso Estado”, disse o relator da matéria, deputado Hermano Morais (PV).

Ainda na pauta da reunião da Comissão de Educação, o Projeto de Lei nº 314/2021, de autoria do deputado Kleber Rodrigues (PSDB) que estabelece no Estado, princípios e diretrizes para ações de detecção de violência doméstica conta crianças e adolescentes; o Projeto de Lei nº 235/2021, de autoria do deputado Subtenente Eliabe (SDD), que cria o selo social “Empresa amiga da mulher”; o Projeto de Lei nº 342/2021, de iniciativa do deputado Albert Dickson (PSDB) que considera como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, a renda de bilro da comunidade de Alcaçuz, município de Nísia Floresta e o Projeto de Lei nº 407/2021, de iniciativa do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que altera a Lei nº 10.999, de 29 de setembro de 2021, que institui o passaporte equestre para trânsito de equinos, asininos e muares no RN.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.