Blog do Dina - Qual é o risco de uma Terceira Guerra Mundial com o aumento das tensões entre a Rússia e as potências ocidentais?


Qual é o risco de uma Terceira Guerra Mundial com o aumento das tensões entre a Rússia e as potências ocidentais?

28 de abril de 2022 às 10:02

Na noite de segunda-feira, o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, fez um alerta grave sobre os riscos de o conflito na Ucrânia se expandir e se tornar uma Terceira Guerra Mundial.

Em uma entrevista à emissora estatal Canal Um, um jornalista perguntou ao ministro o quão séria era a ameaça de uma nova Grande Guerra, comparando a situação atual à crise dos mísseis em Cuba, em 1962.

Lavrov respondeu:

— Agora os riscos são muito significativos. Não quero os inflar artificialmente. Há muitos que o desejam. O perigo é sério, real. Ele não pode ser subestimado.

Há vários motivos para acreditar que Lavrov quis soar intimidador com sua declaração, em vez de apenas ter feito uma análise fria do que realmente pensa. As suas ameaças podem minar o apoio à ajuda militar dos EUA e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) à Ucrânia, assim como às sanções econômicas contra a Rússia. Moscou sabe que, em um conflito direto com a Otan, os riscos de um apocalipse nuclear seriam elevados.

O chanceler russo também disse que “uma guerra nuclear é inaceitável. Esta é a posição de Moscou”.

Se o risco de uma nova Guerra Mundial — que pode ou não envolver o uso de armas nucleares — permanece baixo, ele, no entanto, não é zero. Embora os EUA e seus aliados continuem a dizer que não se envolverão diretamente no conflito, sua participação se intensifica de modo gradual, e há várias formas como os países podem ser arrastados para um confronto direto, independentemente do que pretendam neste momento.

Há vários agravantes das tensões. A maioria das análises entende que a guerra se encerrará com um acordo diplomático, sem uma vitória completa de nenhuma das partes, mas o diálogo entre Kiev e Moscou perdeu força há semanas. No campo de batalha, os métodos se tornam mais destrutivos. Fora dele, os ataques verbais ficam cada vez mais virulentos. A Otan também agora demonstra abertamente a ambição de minar o poder de Vladimir Putin, o que pode torná-lo mais imprevisível.

Os cenários concebíveis para a transformação da guerra da Ucrânia em um conflito direto entre superpotência variam desde um ataque russo contra linhas de abastecimento militar em países vizinhos da Ucrânia como a Polônia, que motivem retaliações da Otan, até o disparo precipitado de uma ogiva atômica por Rússia ou Estados Unidos.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.