Blog do Dina - Dina Verifica: Vinagre de álcool repele o mosquito da dengue?


Dina Verifica: Vinagre de álcool repele o mosquito da dengue?

30 de abril de 2022 às 10:44

Após a redução dos casos de Covid-19 no Brasil, o país enfrenta uma nova preocupação: o aumento de casos de dengue em todo o território brasileiro.

Segundo um boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 27 de abril de 2022, o número de casos de dengue dobrou em todo o país de janeiro de 2022 a abril de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.

A situação tem preocupado agentes de saúde e diversos mutirões contra a dengue têm sido realizados ao longo do Brasil. Além de ações cata-treco e de eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, algumas equipes também têm realizado a aplicação de inseticidas.

Mas de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o problema pode ser resolvido de maneira mais simples. Segundo uma publicação, o vinagre de álcool seria capaz de repelir o mosquito da dengue.

Ainda segundo a história, bastaria colocar um pouco de vinagre de álcool em uma pequena vasilha e deixá-la dentro dos cômodos ou ainda borrifar o vinagre de maçã em pias e ralos.

Confira:

Versão 1: “HOJE RECEBI UM VÍDEO QUE ENSINA USAR VINAGRE DE ÁLCOOL , PÕE NUMA VASILHA PEQUENA , UM POTE OU PARECIDO UM POUCO DO VINAGRE E COLOCA NO QUARTO E EM OUTRAS PEÇAS DA CASA . SIMPLES , NÉ ?”.

Versão 2: “Passar vinagre de álcool no piso e borrifar nas pias e ralos espanta mosquito…DENGUE MATA , e prevenir é o melhor REMÉDIO…”.

Versão 3: “Oba!!!!Vinagre de álcool num recipiente repele mosquito da dengue”.

Vinagre de álcool repele o mosquito da dengue?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente animada com a notícia. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

2- Ao ler a mensagem, a desconfiança logo surge. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

3- As formas de prevenção da dengue já são bem claras e conhecidas. A principal delas é evitar o acúmulo de água parada, especialmente, em jardins ou lugares abandonados.

4- Outras formas de proteção que poderiam servir como recomendações adicionais é o uso do repelente e das telas em janelas.

5- Vale ressaltar que, no passado, muita gente falou sobre o uso do vinagre para repelir o mosquito da dengue. Entretanto, não existe comprovação científica sobre isso (e muito menos estudos).

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.