Blog do Dina - Memorial do Legislativo recebe visita técnica da Comissão de Gestão da Memória do TRF


Memorial do Legislativo recebe visita técnica da Comissão de Gestão da Memória do TRF

30 de abril de 2022 às 9:17

Servidoras que integram a Comissão de Gestão da Memória do Tribunal Regional Federal (TRF 4ª Região) fizeram uma visita técnica ao Memorial do Legislativo do RN nesta quinta-feira (28). A equipe conheceu o trabalho que vem sendo realizado na Assembleia Legislativa, tendo em vista que o TRF pretende instalar o seu próprio Memorial.

A equipe foi recepcionada pelo curador e historiador Plínio Saldanha, que fez a apresentação da expografia e todo o processo de criação desse espaço de preservação da história e da cultura, que funciona atualmente na sede da Assembleia Legislativa.

O interesse do grupo de servidoras surgiu a partir da notícia da visita, há uma semana, que os servidores do Memorial da Assembleia realizaram ao Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para conhecer o espaço e trocar experiências.

O curador apresentou as instalações e além da própria história do Legislativo, fez um relato sobre como o Memorial do Legislativo se estruturou ao longo dos anos, incorporando objetos e itens raros ao seu acervo. A presença do clero, as mudanças de sedes do parlamento ao longo dos anos, a participação das mulheres na política, entre outros destaques foram apresentados à Comissão.

“Fomos a Recife conhecer o trabalho realizado no TRF diante da perspectiva de mudança de sede e um dos frutos dessa viagem foi o acerto de um workshop com o museólogo Albino Barbosa, que virá a Natal para ministrar esse curso voltado aos gestores do corredor cultural e a Comissão de Gestão da Memória já está convidada”, disse Plínio. O workshop será aberto ao público e deve acontecer no próximo mês.

Plínio Saldanha também falou sobre a mudança de sede, quando o Memorial passará a funcionar no Solar Tavares de Lira, em frente ao Solar Bela Vista e ganhará novo mobiliário e reestruturação no design atual das expografias. O casarão está sendo reformado e ontem recebeu visita técnica dos servidores do memorial da Casa para acompanhar a obra.

O Memorial do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 com um dos principais objetivos de promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da história política, administrativa e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.