Blog do Dina - RN incentiva doação de leite humano; veja locais para doar no estado


RN incentiva doação de leite humano; veja locais para doar no estado

20 de maio de 2022 às 8:25

Em alusão ao Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano , 19 de maio, e aderindo à campanha “Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida”a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) incentiva a doação de leite humano, com o objetivo de intensificar o aumento de mães doadoras e abastecer os estoques dos Bancos de Leite Humano do estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é referência internacional em doação de Leite humano, utilizado principalmente para alimentar bebês prematuros e de baixo peso internados em leitos neonatais. São 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta.

Porém, mesmo com toda a estrutura, o quantitativo doado, segundo o Ministério da Saúde, representa apenas 55% da factual necessidade de leite humano no país. Os dados de 2021 mostram um aumento de 7% no volume de doações em comparação com 2020. E para 2022 a meta é ampliar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do País.

Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-Brasil), em 2021, no Rio Grande do Norte 3.776 mulheres realizaram doações de leite materno e 6.543 recém-nascidos foram beneficiados com as doações. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém nascidos por dia. Dependendo do prematuro, 1 ml é o suficiente para nutri-lo a cada vez que for alimentado.

A Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Sesap, Angélica Domingos, explica os benefícios do leite materno para os recém-nascidos, principalmente os que nascem prematuros e que estão em risco.

“Os bebês amamentados com leite materno têm mais chances de uma rápida recuperação, o que também impacta diretamente na economia para o Sistema Único de Saúde, devido o leite humano possuir elementos essenciais para a imunidade do recém nascido, o que possibilita um menor uso de antibióticos".

Ela ressalta que toda mulher que produza leite materno pode ser doadora, independente da quantidade de leite que posssa ser doada. "Anualmente reforçamos nas campanhas de arrecadação de leite que qualquer quantidade de leite materno doado importa”, ressalta.

Ações

No Dia D da Campanha de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira, 19, postos de coleta e bancos de leite no Rio Grande do Norte realizaram ações de incentivo à doação de leite materno. O posto de coleta da Hospital Universitário Ana Bezerra, vinculado à Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), está promovendo o mês da Doação de leite.

Na Maternidade Leide Morais foi feita uma sensibilização das mães, com ensinamentos sobre a ordenha e estocagem do leite humano e sobre as razões para se tornar uma doadora de leite materno. O incentivo acontece também através de faixa alusiva ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, além de banners fixados na recepção e corredor da maternidade, lembrando a importância da Doação do leite Materno.

O Banco de Leite do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) optou por divulgar o funcionamento e as ações do Banco de Leite para os profissionais do serviço com um painel exposto em um dos corredores do hospital, além da elaboração de um vídeo para as redes sociais. As mães doadoras receberam certificados de agradecimento.

A Caminhada da Mãe Potiguar, que acontece dia 28 de maio, em Natal, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) com apoio da Sesap, é mais uma importante ação de incentivo à doação de leite humano. Durante as inscrições foram arrecadados frascos de vidro com tampa de plástico rosqueada, usados no armazenamento de leite materno doado, e no dia do evento haverá homenagens às mães doadoras.

Locais de doação

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com seis bancos de leite humano e três postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para os bancos de leite para processamento.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) atua na programa "Bombeiro Amigo do Peito", no qual, através de equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, faz a coleta do leite materno das mães doadoras e distribui com os bancos de leite para o processamento.

As viaturas ficam disponíveis das 7h às 13h e os atendimentos são agendados através dos telefones: Maternidade Escola Januário Cicco 0800-721-00-78 / 3342-5800, Hospital Santa Catarina 3232-7728 e Hospital da Polícia Militar 3232-0505.

Confira em quais locais é possível realizar a doação:

Bancos de Leite Humano

Maternidade Escola Januário Cicco - Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) - Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim

Postos de coleta

Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.