Blog do Dina - Após anunciar desistência da pré-candidatura à Presidência, Doria diz que não vai deixar PSDB


Após anunciar desistência da pré-candidatura à Presidência, Doria diz que não vai deixar PSDB

24 de maio de 2022 às 8:33

Após anunciar a desistência de sua pré-candidatura à Presidência nesta segunda-feira (23), o ex-governador de São Paulo João Doria afirmou que não vai deixar o PSDB.

"Eu não vou sair do PSDB. Eu disse isso hoje na minha manifestação na hora do almoço. Eu continuo a exercitar aquilo que representou minha vontade de estar no PSDB. Eu só tive um partido, tenho 22 anos de PSDB. Eu não mudei de partido, não mudo de partido e não vou mudar de partido", disse.

Segundo o ex-governador, sua decisão de não levar à Justiça o impasse após sua vitória nas prévias do partido foi um "gesto pelo país".

"Eu tenho a compreensão de que, neste momento, o meu gesto pode ajudar o partido. E meu gesto pode ajudar meu país. Se isso puder ser interpretado desta maneira, é o que desejo. E pra isso eu não preciso advogar, ainda que tivesse direito, pelo resultado das prévias, que nos deu a vitória. Ter gestos e atitudes pode representar algo construtivo, bom para o Brasil."

Doria anunciou a desistência de sua pré-candidatura em pronunciamento na Zona Sul de São Paulo no início da tarde. O ex-governador enfrentava resistências internas no PSDB e de partidos da chamada terceira via.

"Para as eleições deste ano me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve", disse.

A decisão do tucano foi anunciada um dia antes de a executiva do PSDB se reunir para definir como o partido se posicionará na disputa presidencial de outubro.

Doria foi escolhido como pré-candidato em eleição interna do partido ao derrotar o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite . A vitória na disputa interna gerou tensões com a ala do PSDB que defendia a candidatura de Leite.

No final de março, o ex-governador de São Paulo chegou a ameaçar desistência de sua pré-candidatura, mas voltou atrás e fez o lançamento no mesmo dia. O movimento foi lido como uma espécie de contra-ataque aos apoiadores de Leite.

Em seu pronunciamento, o ex-governador afirmou que o Brasil "precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos". "Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade de cabeça erguida", afirmou o ex-governador.

Veja a matéria completa.

g1

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.