Blog do Dina - MDB e Cidadania confirmam pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência


MDB e Cidadania confirmam pré-candidatura de Simone Tebet à Presidência

25 de maio de 2022 às 8:32

O MDB e o Cidadania confirmaram nesta terça-feira (24) que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é a pré-candidata dos partidos para a Presidência da República nas eleições deste ano. As cúpulas das duas legendas se reuniram separadamente para discutir o tema.

Segundo o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, 90% do emedebistas dão apoio à senadora. Ainda de acordo com ele, o nome de Tebet está consolidado no partido, mesmo que o PSDB não referende o apoio à senadora.

Baleia elogiou João Doria (PSDB) e disse que o ex-governador de São Paulo, que abandonou na segunda-feira (23) a pré-candidatura à Presidência, teve atitude de grandeza e “desistiu em prol da união do centro democrático”.

O dirigente do MDB também disse que Simone Tebet é uma novidade no cenário político nacional, “mas ao mesmo tempo tem experiência política e administrativa” — foi prefeita de Três Lagoas (MS), deputada estadual, vice-governadora e é senadora.

Baleia Rossi declarou ainda que ela ficará mais conhecida a partir de agora e que o brasileiro não quer a polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Cidadania se antecipa ao PSDB

O Cidadania está em processo de formação de uma federação partidária com o PSDB, cuja direção só se reunirá para definir a pré-candidatura à Presidência no dia 2 de junho — uma ala dos tucanos defende uma candidatura própria apesar da desistência de Doria.

Mesmo antes da definição dos tucanos, o Cidadania manifestou apoio à pré-candidatura da senadora. “Com Simone Tebet, MDB, PSDB e Cidadania dão um passo concreto na direção da manutenção da democracia com um programa comum: projetar o Brasil do Século 21. Um encontro com o novo mundo digital, as novas relações sociais e de trabalho e os desafios que elas ensejam”, afirmou em nota o presidente do Cidadania, Roberto Freire.

“Simone Tebet terá a oportunidade de liderar um projeto que atraia os setores mais diversos possíveis”, disse Freire. “Espera-se a adesão de liberais, ambientalistas, da nova esquerda e de todos que tenham as liberdades e a democracia como valores universais.”

CNN Brasil

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.