Blog do Dina - Emparn descarta ocorrências graves por chuvas no RN durante a semana


Emparn descarta ocorrências graves por chuvas no RN durante a semana

31 de maio de 2022 às 8:39

O clima deve permanecer ameno em todo o Rio Grande do Norte, com pancadas de chuvas ao longo desta semana em quase todo o Estado.

A previsão, da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), faz com que os gabinetes de gerenciamento de crise da Defesa Civil, no Estado e no município de Natal, permaneçam em alerta para prevenir danos, como enchentes, alagamentos, deslizamentos ou desabamentos.

O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, afirma que apesar do cenário, não há riscos de grandes eventos críticos, como os que vem acontecendo em outros estados do Nordeste.

“O sistema monitorou o que aconteceu no último fim de semana, que poderia ter atingido Natal também, mas ficamos mais tranquilos, quando vimos na sexta-feira, uma predominância de vento sul aqui no Estado. Realmente, a situação ia ficar mais grave nos estados de Alagoas e Pernambuco”, explica.

Bristot diz ainda que as chuvas deverão continuar acontecendo durante a semana, principalmente entre a madrugada e o início da manhã, o que segundo o especialista, é uma característica do intervalo entre o fim de maio e o início de junho.

“Teremos pouca chuva, não teremos nenhum evento crítico de chuvas intensas. Nosso modelo não emitiu nenhum alerta de ontem para hoje. Normalmente em maio, nós temos o sistema de saída da zona de convergência, que se desloca para o norte e temos a entrada dos sistemas de leste, que predominam nos meses de maio, junho e julho. Nesse ano, o La Niña e as condições do oceano atlântico seguraram mais tempo a zona de convergência. O veranico, que acontece normalmente a partir de 15 de maio, pode acontecer agora. Não é que não vá chover, é que vai diminuir as chuvas”, detalha o meteorologista.

Tribuna do Norte

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.