Blog do Dina - Com o tema "Uma Só Terra", Prefeitura de Natal abre hoje a Semana de Meio-Ambiente


Com o tema "Uma Só Terra", Prefeitura de Natal abre hoje a Semana de Meio-Ambiente

1 de junho de 2022 às 12:30

Em 2022 comemoram-se 50 anos da célebre Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, que instituiu o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realiza desta quarta, dia 1º, até 9 de junho, em conjunto com outras secretarias do município, exposições fotográficas, feira de artesanato sustentável, oficinas, blitz educativa e palestras em diversos locais da cidade para lembrar a população da importância de se viver de forma sustentável e em harmonia com a natureza.

Com o tema “Uma Só Terra: cuide e preserve. Esta é nossa casa!”, a Semana do Meio Ambiente (Sema) 2022 traz à tona uma discussão que, após tantos anos, continua em pauta, de que este planeta é nossa única casa e que precisamos cuidar melhor dele, porque seus recursos são finitos e devem ser preservados pela humanidade.

“Vamos discutir as mudanças climáticas e seus impactos, além disso vamos mostrar o trabalho dos nossos técnicos no combate a invasões de áreas protegidas, como também na identificação delas para intensificar o plantio pela Prefeitura”, ressalta o secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

As atividades começaram nesta terça (dia 31 de maio), pela manhã e à tarde, com oficinas de música e pintura com o tema “Fauna e Flora do Parque da Cidade”, voltado para o público infantil, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Mídia
Além da programação em que a população pode participar presencialmente, como oficinas e palestras, a Prefeitura também traz este ano dois temas que envolvem educação ambiental. A Secretaria de Comunicação (Secom) está divulgando em vídeos a importância da reciclagem de resíduos domésticos, com dicas sobre sua importância e de como as pessoas podem fazer a separação do lixo. Outro projeto de grande importância para o Meio Ambiente e para a cidade, o Planta Natal, que prevê uma melhor arborização de Natal com árvores nativas, também está nas emissoras de rádio e TV.

Programação
Nesta quarta, dia 1º de junho, às 15h, será realizada a abertura oficial da Semana, no Parque da Cidade, com o lançamento de sementes por drone em uma área de recuperação ambiental. E encerra com a apresentação da Big Band Jerimum Jazz da UFRN no auditório do Parque. E ainda, o público poderá conferir até o dia 5, a exposição fotográfica “Observando a Natureza: A beleza captada pelas lentes" de Luciano Capistrano e Carla Belke. Pela manhã, o projeto Planta Natal inicia o plantio de árvores nas escolas da rede municipal de ensino, que segue até o dia 9 de junho.

O dia 2 de junho será dedicado a palestras que serão realizadas no auditório do Parque da Cidade. Pela manhã, a partir das 9h acontece a primeira com o tema "“Não se vive sem educação" apresentada pelo chefe do setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escóssia. Em seguida às 10h, a discussão será sobre papel das unidades de conservação na manutenção do clima ", ministrada pelo engenheiro ambiental, Luiz Augusto Correia, atual chefe do setor de Manejo do Parque. E às 11h, o tema será Mudanças Climáticas, ministrada pelo secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

No dia 3, as atividades se estenderão ao Partage Norte Shopping, com a exposição fotográfica “Observando a Natureza: A beleza captada pelas lentes" de Luciano Capistrano e Carla Belke, que ficará no local até o dia 5, na praça de alimentação do Shopping. Também serão expostos os equipamentos e em banner o trabalho realizado pela fiscalização da Semurb, como também uma mostra sobre as atividades realizadas pelo setor de mudanças climáticas e áreas verdes para manutenção do microclima da cidade.

No final da tarde de sexta-feira, a partir das 17h, no estacionamento do Partage, será montado um drive-thru de conscientização pela Urbana e Semurb, além do teatro da STTU, para alertar a população para descarte correto do lixo eletroeletrônico. Encerrando com um bate-papo sobre "Responsabilidade Ambiental: Um compromisso de todos'' com Danielle Mafra, secretária executiva da Prefeitura do Natal e o grupo Cidade Limpa, na praça de alimentação do Shopping. No local todos poderão calcular sua pegada ecológica, que será feita por técnicos da Semurb.

No sábado (4), pela manhã a população poderá fazer trilhas naturais guiadas, no Parque da Cidade, além de participar do drive-thru de Conscientização, realizado pela Urbana e Semurb, em frente ao CCAB-sul, na Av. Engenheiro Roberto Freire. À tarde, o público poderá conferir os escritores da "Sociedade dos poetas vivos", que estarão na biblioteca do Parque e ainda assistir à apresentação do Coral Santa Cecília, regida por Edvaldo Ribeiro. O dia será encerrado com uma aula de yoga "Pôr-do-sol".

No Domingo (5), a partir das 15h, haverá mais uma apresentação dentro do "Projeto o Parque é Nosso!". Desta vez será com a cantora Renata Paiva.

Dando seguimento à programação, no dia 7, acontecerá um evento on-line, promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, um dos parceiros da Semurb, que vai trazer “Diálogos Sustentáveis: Introdução ao Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climática em Natal", com a participação de técnicos da secretaria, que trabalham na área. O evento poderá ser acompanhado pelo canal https://www.youtube.com/user/ICLEISAMS.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.