Blog do Dina - Dina Verifica: Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19?


Dina Verifica: Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19?

8 de junho de 2022 às 10:58

A vacinação contra a Covid-19, de longe, foi um dos principais fatores que contribuíram para a diminuição de mortes pela doença e pelo retorno ao “antigo normal”. Atualmente, cerca de 66% da população mundial já recebeu, ao menos, uma dose do imunizante.

Entretanto, no Brasil, os números relacionados à vacinação não têm avançado como o esperado. Em maio, apenas 21 milhões de doses foram administradas e a principal preocupação é a queda nas segundas doses e doses de reforço.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que as vacinas contra a Covid-19 estariam causando um efeito indesejado. Segundo a publicação, as vacinas contra a Covid-19 seriam responsáveis pelo aparecimento de casos de Aids sem HIV.

Confira:

Versão 1: “Dr Rubens Amaral – Nefrologia e Clínica Médica (CRM 27204/SP), falando rápido sobre a AIDS causada pelas vacinas experimentais!!”.

Versão 2: “Olá. Pois é. Se preparem, porque a partir de agora, vocês vão ver muitos casos de Aids sem HIV. É, vocês sabiam, vocês conhecem o HIV, o vírus da imunodeficiência, que causava a doença Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida). Agora vocês vão ver Aids sem HIV, causado por quê? Pense nisso”.

Agora teremos casos de aids sem HIV por causa da vacina contra Covid-19?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

2- Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis. Além disso, a história não aparece em fontes confiáveis, como veículos de comunicação.

3- Se isso não bastasse, as vacinas contra a Covid-19 sofreram diversos ataques ao longo da pandemia. foram várias, como a que dizia que a vacina contra a Covid-19 teria infectado pessoas com HIV na Austrália. Também a que indicava que pessoas triplamente vacinadas contra a Covid-19 estaria desenvolvendo Aids no Reino Unido e, por fim, a que apontava que a vacina contra a Covid-19 estaria causando a nova hepatite em crianças.

4- Toda essa história surgiu em um site antivacina no Reino Unido e que se espalhou pelo mundo, chegando a páginas antivacina no Brasil.

5- Além disso, as tabelas e informações usadas pelo site como prova, na verdade, não existem. Os gráficos e os dados foram inventados e não constam no estudo citado pelo site.

6- Se isso não bastasse, a teoria ainda está atrelada à ideia de que a vacina poderia causar uma queda na imunidade do corpo humano. Mas essa ideia não tem nenhum respaldo científico (e está longe de ser verdade).

7- Por fim, é importante lembrar que já se passaram cerca de um ano e meio do início da vacinação e até agora não existe nenhum indício de que os imunizantes possam causar qualquer tipo de problema relacionado ao desenvolvimento da Aids. Até porque, a doença se desenvolve a partir do vírus HIV (e se ele não existe na vacina, não pode ocasionar a doença).

8- Dessa forma, é possível você ter o vírus HIV, mas não ter Aids. Entretanto, o contrário não acontece. Além de atacar as vacinas, a história de hoje é pura desinformação sobre a doença.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.