Blog do Dina - PT reúne aliados para ajustar plano de governo de Lula e desfazer mal-estar


PT reúne aliados para ajustar plano de governo de Lula e desfazer mal-estar

9 de junho de 2022 às 10:11

A equipe encarregada da redação do programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na manhã desta quinta-feira (9) para incorporar propostas de aliados ao texto preliminar que foi encaminhado na segunda-feira (6) aos dirigentes de partidos —segundo eles, sem aval dessa coordenação.

Sob comando do ex-ministro Aloizio Mercadante, do PT, o grupo é formado por dois representantes de cada um dos sete partidos que compõem a aliança encabeçada pela chapa Lula-Alckmin.

Representantes de partidos que integram essa coordenação dedicada ao plano de governo se queixam de não terem sido consultados antes que o documento viesse a público, na manhã da própria segunda-feira. Os integrantes da coordenação chegaram a protestar em troca de mensagens.

Dirigente do PSB, o ex-deputado Domingos Leonelli Netto foi um dos que reclamaram. Ele conta ter sido orientado, na quinta-feira (2), a apresentar sugestões até as 12h do dia seguinte, sexta-feira (3).

Afirma que, embora tenha cumprido o cronograma, suas propostas não constavam do documento que foi encaminhado, três dias depois, aos dirigentes de partidos, sob o título Diretrizes para o Programa de Reconstrução do Brasil Lula 2023-2026.

Segundo Leonelli, o documento ainda não deve ser considerado produto desse trabalho suprapartidário, mas apenas do PT.

Entre as propostas que foram desprezadas está a implementação de um Sistema Único de Segurança Pública e a valorização de seus profissionais.

Ele defende ainda que o documento aborde uma estratégia de economia criativa que agregue à ciência e tecnologia, por exemplo, os elementos da indústria cultural, da inteligência artificial e da biotecnologia.

O texto distribuído aos partidos, lembra, enfatiza a proposta de reindustrialização. Leonelli ressalta, porém, que a indústria não é mais a mesma e uma nova economia surgiu com a revolução tecnológica.

Veja a matéria completa.

Folha de S. Paulo

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.