Blog do Dina - Desemprego cai abaixo de 10% em maio, menor para o mês desde 2015; ocupação é recorde


Desemprego cai abaixo de 10% em maio, menor para o mês desde 2015; ocupação é recorde

30 de junho de 2022 às 9:27

A taxa de desemprego no país ficou em 9,8% no trimestre encerrado em maio deste ano, a menor taxa para o mês desde 2015. O resultado representa uma melhora em relação à taxa de 11,2% registrada no trimestre encerrado em fevereiro, que serve de base de comparação. Ainda assim, o país tem 10,6 milhões de pessoas em busca de uma oportunidade de emprego.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnad Contínua Mensal), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

A pesquisa revela que o número de pessoas ocupadas chegou a 97,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012. Houve um aumento de 2,3 milhões de pessoas no trimestre e de 9,4 milhões de ocupados no ano.

— Trata-se de um processo de recuperação das perdas que ocorreram em 2020, com gradativa recuperação ao longo de 2022. No início de 2022, houve uma certa estabilidade da população ocupada, que retoma agora sua expansão em diversas atividades econômicas — explica Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.

Renda fica estável

Chama a atenção a criação de vagas com carteira assinada, que voltou ao nível pré-pandemia. Foi quase 1 milhão de empregos formais no trimestre , para 35,6 milhões. Frente ao trimestre do ano anterior são mais 3,8 milhões de pessoas com carteira.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.