Blog do Dina - Israel dissolve parlamento e realizará quinta eleição em quatro anos


Israel dissolve parlamento e realizará quinta eleição em quatro anos

30 de junho de 2022 às 8:11

O parlamento de Israel, o Knesset, votou por sua dissolução, provocando a quinta eleição nos últimos quatro anos.

Na sexta-feira (1/7), o ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, assumirá o cargo de primeiro-ministro interino sob os termos de um acordo de coalizão feito entre o atual premiê Naftali Bennett e Lapid no ano passado.

A votação, pelo placar de 92 a 0, nesta quinta-feira (30) põe fim ao mandato de Bennett como primeiro-ministro – um dos mais curtos da história de Israel – e dá ao ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu um caminho para retornar ao poder.

Novas eleições serão realizadas em 1º de novembro. Pesquisas recentes mostram que o partido Likud, do ex-primeiro-ministro Netanyahu, deve conquistar o maior número de cadeiras, mas seu bloco de direita não necessariamente terá cadeiras suficientes para conquistar a maioria parlamentar e ser capaz de formar um novo governo.

Bennett disse na quarta-feira (29) que não concorrerá à reeleição, dizendo que era “hora de recuar um pouco” e “olhar as coisas de fora”.

O governo de coalizão estava oscilando há semanas. Mas o anúncio de Bennett e Lapid na semana passada de dissolução do próprio governo foi uma surpresa total. “Nas últimas semanas, fizemos tudo o que pudemos para salvar este governo. Aos nossos olhos, a continuação de sua existência era de interesse nacional”, disse Bennett.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.